Psicologia social nos meios de transporte na sua cidade: uma análise críica

794 palavras 4 páginas
A PSICOLOGIA SOCIAL NOS MEIOS DE TRANSPORTES DE SUA CIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Uma das mais importantes problemáticas de nosso século é sem dúvidas nenhuma o trânsito, os altos custos sociais e econômicos gerados, são acompanhados dos sofrimentos envolvendo as vítimas e familiares do drama dos acidentes. (IPEA, DENATRAN & ANTP, 2006; Ministério da Saúde, 2007; OMS, 2009).
Na tentativa de inibir esse avanço no número de acidentes de trânsito, uma das medidas tomadas no Brasil foi a de limitar o acesso das pessoas propensas a se envolver em acidentes de trânsito ao volante por meio da avaliação psicológica de condutores. O marco inicial desta atividade no âmbito rodoviário foi o Decreto-lei n° 9.545, de 5 de agosto de 1946, em vigor em 1951, que caracterizou o exame psicotécnico para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo aplicado à critério de uma junta médica e sem caráter eliminatório. Vários trabalhos versam sobre o desenvolvimento da psico¬logia do trânsito em outros países (Blasco, 1994; Nagatsuka, 1989; Tortosa & Montoro, 2002).
O código de trânsito atual define, de maneira geral, que o processo de avaliação psicológica é uma etapa preliminar, obrigatória, eliminatória e complementar para todos os can¬didatos à obtenção da habilitação, assim como na renovação desse documento no caso dos motoristas que trabalham exer-cendo atividade remunerada conduzindo veículos (Brasil, 2002). Nesse contexto, o objetivo da avaliação psicológica é o de verificar as condições psicológicas mínimas dos indiví¬duos para dirigir (p.ex., atenção, inteligência, personalidade) a fim de identificar se eles são capazes ou não de dirigir sem perigo para a própria segurança e de terceiros (Côrtes, 1952; Lamounier & Rueda, 2005). Em que pese essas exigências, há muito se discute sobre a efetiva colaboração da avaliação psicológica de condutores na promoção da segurança, razão principal de sua implementação e manutenção no processo de habilitação há mais de 50

Relacionados

  • historia da educação brasileira
    95938 palavras | 384 páginas