Psicologia social nos meios de transporte na sua cidade: uma análise críica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA SOCIAL NOS MEIOS DE TRANSPORTES DE SUA CIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA


Uma das mais importantes problemáticas de nosso século é sem dúvidas nenhuma o trânsito, os altos custos sociais eeconômicos gerados, são acompanhados dos sofrimentos envolvendo as vítimas e familiares do drama dos acidentes. (IPEA, DENATRAN & ANTP, 2006; Ministério da Saúde, 2007; OMS, 2009).
Na tentativa deinibir esse avanço no número de acidentes de trânsito, uma das medidas tomadas no Brasil foi a de limitar o acesso das pessoas propensas a se envolver em acidentes de trânsito ao volante por meio daavaliação psicológica de condutores. O marco inicial desta atividade no âmbito rodoviário foi o Decreto-lei n° 9.545, de 5 de agosto de 1946, em vigor em 1951, que caracterizou o exame psicotécnicopara a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo aplicado à critério de uma junta médica e sem caráter eliminatório. Vários trabalhos versam sobre o desenvolvimento da psico¬logia dotrânsito em outros países (Blasco, 1994; Nagatsuka, 1989; Tortosa & Montoro, 2002).
O código de trânsito atual define, de maneira geral, que o processo de avaliação psicológica é uma etapa preliminar,obrigatória, eliminatória e complementar para todos os can¬didatos à obtenção da habilitação, assim como na renovação desse documento no caso dos motoristas que trabalham exer-cendo atividade remuneradaconduzindo veículos (Brasil, 2002). Nesse contexto, o objetivo da avaliação psicológica é o de verificar as condições psicológicas mínimas dos indiví¬duos para dirigir (p.ex., atenção, inteligência,personalidade) a fim de identificar se eles são capazes ou não de dirigir sem perigo para a própria segurança e de terceiros (Côrtes, 1952; Lamounier & Rueda, 2005). Em que pese essas exigências, hámuito se discute sobre a efetiva colaboração da avaliação psicológica de condutores na promoção da segurança, razão principal de sua implementação e manutenção no processo de habilitação há mais de...
tracking img