Psicologia pedagógica

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

O surgimento da psicologia pedagogica esta relacionado com o processo de ideias geneticas e de evolução, na psicologia e com varias experiencias ligadas a psiocologia geral.

Os problemas ligadas a psicologia pedagogica eram abordados pela psicologia. Ela começou a manifestar no fim do seculo XIX e no principio do sec XX. Os representantes nãotinham ainda realizados obras de investigação particular. Eles limitavam-se simplesmente em apresentar os acontecimentos e as leis da psicologia geral, da psicologia das idades, necessrias para os docentes. Por isso a pedagogia pedagogica era na altura chamada ou considerada como psicologia para o professor.

CONTRIBUIÇÃO DE FISHER

Aspirando a uma psicologia pedagogica alem dos efietos do espaçodo tempo e da comunidade. Com estas investigações Fisher teve como objectivo principal, colocar a psicologia pedagogica ao serviço da psicologia descritiva. Para Fisher, ela tem simultaneamente um sgnificado decisico para a pedagogia historica, isto é para a captação das modadlidads da educação ocorrente no decurso da historia.

CONTRIBUIÇÕES DE WILLIAM JAMES E JOHN DEWEY

A psicologiapedagogica teve o seu espaço de desenvolvimento proprio quando os investigadores William James e John Dewey, tiveram a concepção de que o processo de ensino e da educação não dependiam somente do professor. era considerado como único elementos fundamentais da actividade e disposição do aluno, como acontecia na escola tradicional onde o aluno submetia-se a autoridade moral e intelectual do professor.Mais tarde, os psicologos começam a estudar a actividade das criança a nivel do ensino e educação encontrando deste modo as bases de verificação das suas hipoteses sobre a eficacia das actuações pedagogicas para descubrir e aprofundar a essencia dos fenomenos psiquicos no processo de ensino e aprendizagem.

A educação sofreu algumas transformações em consequencia de novos conceitos de educação ede novas funções atribuidas a escola. Hoje a escola é um lugar onde as pessoas aprendem a viver juntos onde o professor surge não mais como depositario mas como medianeiro do saber e promotor de comportamentos adaptados, em ordem a um equilibrio individual e social, onde ajuda a promover o desenvolvimento integral do aluno atraves dos componentes cognitivas, sociais, eticas e morais de uma formadinamica interactiva de valores. A escola verdadeira, não pode dissociar-se dos problemas sociedade em particular dos seus alunos. A escola nova preconiza uma educação libertadora e significadora da pessoa humana.

Em 1889 na Inglatera, foi fuundada a escola nova por Cecil Redie, esta surgiu como consequencia das diversas transformações sofridas pela então sistema educação.

No final do sec.XIX, já existia quase na Europa e nos edtados unidos de America muitas escolas novas, tendo grande impacto ao novo sistema do ensino e da educação estabelecendo os seguintes principio.

PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA

1-principio de vitalidade

2-principio de actividade

3-Principio de Individualidade

4- Principio de Sociabilidade

5-Principio de Liberdade

6-Principio de criatividadePRINCÍPIO DA VITALIDADE

Este principio defende que a educação deve intrelançar-se intimamente com a vida do aluno ou educando. Isto significa que o processo educativo, deve intender as manifestações vitais da enfacia e da adolescencia e as exigencias as exigencias do seu desenvolvimento mental, respeitando o seus interesses e necessidaes enecessidades, não para deixa-los expandir-se no sabordos institos e caprichos mas, para os valores e ideias que dignificam e espiritualizam a vida.

PRINCIPIO DE ACTIVIDADE

Este principio basea-se na actividade criadora do educando, significa que o processo educativo deve estimular o espirito de iniciativa. A capacidade de auto avaliar-se e o dinamico construtivo da criança.

PRINCIPIO DE INDIVIDUALIDADE

Este principio defende que, a toda...
tracking img