Psicologia pedagógica

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

O surgimento da psicologia pedagogica esta relacionado com o processo de ideias geneticas e de evolução, na psicologia e com varias experiencias ligadasa psiocologia geral.

Os problemas ligadas a psicologia pedagogica eram abordados pela psicologia. Ela começou a manifestar no fim do seculo XIX e no principio do sec XX. Os representantes nãotinham ainda realizados obras de investigação particular. Eles limitavam-se simplesmente em apresentar os acontecimentos e as leis da psicologia geral, da psicologia das idades, necessrias para osdocentes. Por isso a pedagogia pedagogica era na altura chamada ou considerada como psicologia para o professor.

CONTRIBUIÇÃO DE FISHER

Aspirando a uma psicologia pedagogica alem dos efietos do espaçodo tempo e da comunidade. Com estas investigações Fisher teve como objectivo principal, colocar a psicologia pedagogica ao serviço da psicologia descritiva. Para Fisher, ela tem simultaneamente umsgnificado decisico para a pedagogia historica, isto é para a captação das modadlidads da educação ocorrente no decurso da historia.

CONTRIBUIÇÕES DE WILLIAM JAMES E JOHN DEWEY

A psicologiapedagogica teve o seu espaço de desenvolvimento proprio quando os investigadores William James e John Dewey, tiveram a concepção de que o processo de ensino e da educação não dependiam somente do professor.era considerado como único elementos fundamentais da actividade e disposição do aluno, como acontecia na escola tradicional onde o aluno submetia-se a autoridade moral e intelectual do professor.Mais tarde, os psicologos começam a estudar a actividade das criança a nivel do ensino e educação encontrando deste modo as bases de verificação das suas hipoteses sobre a eficacia das actuaçõespedagogicas para descubrir e aprofundar a essencia dos fenomenos psiquicos no processo de ensino e aprendizagem.

A educação sofreu algumas transformações em consequencia de novos conceitos de educação...
tracking img