Psicologia para administradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 179 (44634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulos do livro
PSICOLOGIA PARA ADMINISTRADORES
HERSEY / BLANCHARD


4 – COMPORTAMENTO DO LÍDER

5 – OS INGREDIENTES DA EFICÁCIA

6 – DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE

7 – LIDERANÇA SITUACIONAL

8 – LIDERANÇA SITUACIONAL, PERCEPÇÃO E O IMPACTO DO PODER



CAPÍTULO 4

COMPORTAMENTO DO LÍDER

A organização bem-sucedida tem uma característica principal que a distingue dasorganizações malsucedidas: uma liderança dinâmica e eficaz. Peter F. Drucker assinala que os gerentes (líderes empresariais) são o recurso básico e também o mais escasso de qualquer empresa.1 As estatísticas dos últimos anos tornam esse ponto ainda mais evidente. !De cada cem novas empresas que começam, aproximadamente cinquenta, ou seja, a metade, fecham no prazo de dois anos. Ao cabo de cinco anos,apenas uma terça parte ainda está em atividade”2 A maior parte dos malogros pode ser atribuída a uma liderança ineficaz.
Em toda parte há uma contínua procura de pessoas que tenham a capacidade necessária para liderar eficazmente. Essa falta de liderança eficaz não se restringe às empresas, mas ocorre igualmente no governo, na educação, nas fundações, nas igrejas e em todas as outras formasde organização. Quanto lamentamos a escassez de talento de liderança em nossa sociedade, não estamos falando da falta de pessoas para preencher cargos administrativos. O que deploramos é a falta de pessoas que queiram assumir funções significativas de liderança m nossa sociedade e sejam capazes de exercê-las com eficácia.


DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA

Segundo George R. Terry, “liderança é aatividade de influenciar pessoas fazendo-as emprenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo”.3 Robert Tannenbaum, Irving R. Weschier e Fred Massarik definem liderança como “Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos”. 4 Harold Koontz e Cyril O’Donnell afirmam que “a liderança consiste em influenciarpessoas para a realização de um objetivo comum” 5
Uma análise de outros autores que tratam de administração revela que a maioria concorda em ser a liderança o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação. Desta definição de liderança segue-se que o processo de liderança é uma função do líder, do liderado ousubordinado e de variáveis situacionais: L = S (L, l, s).
É importante notar que essa definição não faz menção a qualquer tipo particular de organização. Em toda situação em que alguém procura influenciar o comportamento de outro indivíduo ou grupo, há liderança. Assim, em um ou outro momento da vida, todos tentam exercer liderança, quer suas atividade se refiram a uma empresa, a uma instituiçãoeducacional, a um hospital, a uma organização política ou à família.
Cumpre lembrar que, quando esta definição menciona líder e liderado, não devemos supor se trate somente de uma relação hierárquica do tipo superior (chefe) / subordinado. Sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder potencial e a segunda o liderado potencial, não importando se esta últimaé o chefe, um colega, subalterno, amigo ou parente.


TRAÇOS PESSOAIS VERSUS SITUAÇÃO

Durante muitos anos a abordagem mais comum no estudo da liderança concentrou-se predominantemente nos traços de liderança, na suposição de que havia certas características, tais como a força física ou a amabilidade, que eram essenciais para uma liderança eficaz. Julgava-se que qualidades pessoais inerentes,como a inteligência, eram transferíveis de uma situação para outra. Como em todos os indivíduos possuem essas qualidades, somente aqueles que as tinham eram considerados líderes potenciais. Consequentemente, essa visão das coisas parecia questionar a validade do treinamento de pessoas para assumir posições de liderança. Se fôssemos capazes de identificar e medir essas qualidades de liderança...
tracking img