Psicologia ou psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia ou as psicologias
Ciência e senso comum
Como diz certo dito popular “de psicólogo e louco todos nós temos um pouco”, apesar dessa nossa “psicologia” ser um domínio superficial. Quando alguém tem alguma habilidade em lidar com determinada situação costuma se dizer que ela tem ou usa a psicologia. Mas essa não é a psicologia dos psicólogos e sim a psicologia do senso comum.
O sensocomum
O conhecimento da realidade
O senso comum é intuitivo, espontâneo e sem ele a nossa vida seria muito complicada. A necessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento espontâneo parece-nos óbvia, imagine se tivéssemos que descobrir diariamente as coisas. É nos acontecimentos do dia-a-dia que descobrimos que estamos vivos, já a ciência é uma atividade de eminente reflexiva, pois estacompreende, elucida e altera o cotidiano a partir de seu estudo sistemático.
Na ciência, baseamos-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Precisamos conhece-lá além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade se aproximam e se afastam: aproximam se porque a ciência se refere ao real, afastam se porque a ciência abstraí a realidade para compreende lamelhor, transformando a em objeto de investigação - o que permite a construção do conhecimento sobre o real.
O senso comum vem passando de geração a geração, na tentativa de facilitar nossas vidas, essas teorias criadas pelos nossos avós vem nos ajudando a compreender coisas que hoje a nosso ver nos parecem óbvias.
Senso comum: uma visão de mundo
O senso comum ao misturar e reciclar váriossaberes cria uma visão de mundo com teorias mais simplificadas. Exemplo disso são os termos usados muitas vezes em nosso dia-a-dia com palavras definidas pela psicologia
Áreas do conhecimento
O conhecimento intuitivo seria pouco para que o homem dominasse a natureza em seu próprio proveito, os gregos no século 4 a. C, já dominavam complexos cálculos matemáticos, até hoje considerados difíceis. Osgregos precisavam entender esses cálculos para resolver seus problemas agrícolas, arquitetônicos, navais etc.
Questão estas que eram para sua sobrevivência e com o tempo esse conhecimento foi se especializando cada vez mais, até o homem chegar a lua tal era o nível de sofisticação. A este tipo de conhecimento que futuramente foi chamado de CIÊNCIA.
A especulação sobre a origem do homem, seusmistérios, princípios morais forma outro corpo de conhecimento chamado RELIGIÃO. Quando o homem desenhou nas paredes das cavernas sua própria figura e da caça, demonstrou traços da sensibilidade e emoção da qual é dotado. E esse tipo de conhecimento denominou ARTE.
Arte, filosofia, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
A Psicologia Científica
Foi preciso definir o sensocomum para demarcar o campo de atuação de cada uma sem confundi-las. É uma tarefa árdua e complicada definir a psicologia como ciência, então é preciso definir o que é ciência primeiro (o que não é nada fácil).
O que é Ciências?
A ciência compõe se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, obtidos de maneiraprogramada, sistemática e controlada, permitindo assim a verificação da sua validade. Assim podemos saber como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência e o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Possibilita dar sequencia a esse conhecimento, a partir de algo desenvolvido. A ciência aspira a objetividade, a sua conclusão deve ser passivade verificação e isenta de emoção para tornarem se válidas para todos.
Objeto de estudo da psicologia
O cientista que estuda a astronomia e a biologia, por exemplo, não correm o risco de confundir se com os objetos de estudos, o mesmo não ocorre com a psicologia, a antropologia, a sociologia, a economia e todas as ciências humanas que estuda o homem.
A psicologia está entre as ciências...
tracking img