Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCIENE ALEXANDRE AMARAL






PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL











TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2010



LUCIENE ALEXANDRE AMARAL







PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL







Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração -Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional .

Professora: Sara Maria de Melo Elgenneni






TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2010



INTRODUÇÃO

As organizações como um todo buscam um estado de equilíbrio interno para enfrentar os desafios do ambiente externo. A psicologia organizacional cada vez mais cumpre um papel importante edecisivo na formação de pessoas e de um ambiente organizacional favorável para lidar com a adversidade. Seguindo este liame de idéias e outras contribuições valiosas a psicologia organizacional aborda um leque de questões fundamentais como: o estudo do comportamento individual e coletivo, o desenvolvimento da personalidade, a formação de liderança, e as aptidões e habilidades humanas. Com isso oferecemsuporte às decisões especialmente as relacionadas aos processos de gestão de pessoas.
De um modo geral as pessoas têm emoções, ideais, valores éticos e morais que podem influenciar o ambiente de trabalho. Aplicar os conhecimentos da psicologia organizacional é vital para desenvolvimento das pessoas e conseqüentemente da organização. O escopo da psicologia organizacional não se limita apenas aorecrutamento e a seleção de pessoal se estende também à aplicação de testes, acompanhamento de pessoal, treinamento, análise de função, cargo, avaliação de desempenho, assessoria, aconselhamento psicológico, orientação, treinamento e diagnóstico organizacional com vistas ao bem estar de cada indivíduo e ao desempenho superior da organização.
A psicologia organizacional apóia com técnicas econceitos o processo de formação de um comportamento necessário para a criação de um ambiente e clima organizacional equilibrado, favorável e estável para enfrentar os desafios do ambiente externo. Este estudo propõe uma reflexão sobre uma nova forma de adminis¬trar os recursos humanos. Existe, hoje, a necessidade de se buscar constante melhoria no ambiente de trabalho que está sofrendo os reflexos deum mundo mais competitivo e estressante. Esta nova vi¬são administrativa pode orientar-se pela psicologia aplicada em uma estrutura organizacional. Este é um instrumento que visa diagnosti¬car e propor soluções aos problemas na estrutura organizacional, fazendo uso de estratégias para assim executar mudanças no am¬biente com êxito. Para o desenvolvimento deste foi desenvolvido uma pesquisa em trêsempresas diferentes.
Entrevista
A empresa analisada trata-se de um grupo Varejista de calçados ABC Ltda. é uma empresa familiar constituída na década de 60, na Cidade de Feira de Santana do Estado da Bahia. Encontra-se atualmente com 500 (quinhentos) funcionários nos seus diversos departamentos (administrativo, financeiro, vendas). O Senhor João Marcos é o Gerente.
O entendimento doEntrevistado acerca da chamada Psicologia Organizacional mediante a Empresa é que se trata de uma prática que visa ampliar as condições de desempenho de profissionais, que atuem ou pretendam atuar nas organizações, percebendo as demandas atuais e promovendo mudanças. A Psicologia organizacional está mais voltada para o grupo de trabalho e de pessoas, a produtividade, e o desempenho no trabalho, por que seas pessoas não estão bem, seja com algum problema em casa, stress de trabalho, ou algo do gênero, não será produtivo pra empresa, pois a pessoa vai produzir menos, e o bem estar do funcionário é o principal ponto onde o Psicólogo deve trabalhar, para que o colaborador esteja bem sempre no ambiente de trabalho.












1 Qual é o conceito de liderança de sua empresa?
É o...
tracking img