Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual a relação que podemos estabelecer entre o conceito de cultura e os estudos organizacionais?
A cultura significa os conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como ser social. Diferentes grupos possuem padrões típicos de pensar, sentir e agir. A cultura é aprendida, os hábitos e costumes são produtos de um processo deconstrução sócio-histórica. Keessing (1974) apresenta diferentes concepções sobre o tema, mas que no conjunto, demonstram que o conceito de cultura supõe existência de componentes ideológicos, pressupostos elaborados a partir de valores básicos arraigados, sistema de crenças, compartilhamento de símbolos, conhecimentos e experiências necessárias para saber como agir e sobreviver em um determinadocontexto cultural.
Foi no início de 1980 que a questão cultural ganhou força efetiva nos estudos organizacionais, em virtude das multinacionais terem ampliado significativamente sua presença em todos os continentes, referindo-se ao aumento da competitividade entre as empresas de um modo geral. O tema permaneceu em evidência na década de 1990 devido à globalização dos mercados e às mudançasorganizacionais. Nas organizações a cultura é tecida pelos próprios participantes. Os significados compartilhados, elaborados no processo histórico de construção da organização são gradativamente produzidos nas relações estabelecidas entre os diversos atores do cenário organizacional.
As origens para o conceito de cultura para o âmbito das organizações foi identificada em meados de 1930, com a experiência deHawthorne, quando já naquela época, Elton Mayo considerou a possibilidade de utilização dos métodos antropológicos na compreensão dos valores predominantes no mundo do trabalho. Segundo alguns estudos teóricos e empíricos que proliferaram na época, sobre a cultura na organização, ela pode ser compreendida como uma variável da organização, algo que ela tem, ou como uma metáfora, o que aorganização é. Os pesquisadores que concebem a organização como um fenômeno cultural argumentam ser mais produtivo investigar a cultura da sociedade industrial e pós-industrial, pelo motivo de que ao se detalhar diferença entre países, corre-se o risco de não identificar aspectos comuns e relevantes. Importantes dimensões da cultura moderna se encontram enraizados na sociedade industrial, onde a estruturaçãoem si mesma é um fenômeno cultural.

2) Explicite e explique as cinco áreas básicas da pesquisa em cultura organizacional (SMIRCICH, 1983) com as relações estabelecidas a partir do processo de análise organizacional, como discutido em sala de aula.
Existem cinco áreas básicas de pesquisa cultural, que são especificadas a partir da cultura organizacional como expressão cultural total ou comovariável da organização. São elas:
*Administração comparativa: interessa-se em conhecer a cultura do ambiente social na qual a organização se insere e como os seus pressupostos se transpõem para o ambiente interno da organização por meio de seus participantes. Seu objetivo é conhecer a influência que a cultura local ou nacional exerce sobre a cultura organizacional. São efetuadas análisescomparativas entre trabalhadores de países ou regiões diferentes pertencentes a um mesmo tipo de organização.
*Cultura corporativa: dentro dessa perspectiva as organizações são concebidas como produtos de artefatos ou elementos culturais como rituais, lendas e cerimônias, além se seus bens e serviços característicos. Essas produções culturais têm o papel de conferir regularidade e previsibilidade nasrelações entre os diversos participantes, alem de promover adaptação. A cultura e compreendida como um instrumento que regula e adapta pessoas e organizações. Os estudos realizados dentro dessa área frequentemente se orientam pela Teoria dos Sistemas, que concentra o maior numero de estudos que se dedicam as questões da mudança e desenvolvimento organizacional.
*Cognição organizacional: o...
tracking img