Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemasorganizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia está muito ligada a empresas atualmente,seja ela no bem estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradasnum ambiente de trabalho.

Bibliografia   

Matos, M. A e Tomanari, G.Y. (2002). A análise do comportamento no laboratório didático. Barueri: Ed. Manole Cap. I e II.
 


Conceito daPsicologia
A Psicologia é definida habitualmente como ciência do comportamento, mas necessita uma revisão de seus pressupostos. Há dificuldades na própria definição de comportamento e elarepresenta o predomínio das correntes neopositivistas e materialistas. Isto levou as disciplinas ou escolas psicológicas que tratavam a questão dentro do âmbito de uma psicologia introspectiva e subjetivaou da alma a se afastarem, gerando vazios e contradições, presentes no campo teórico, profissional, acadêmico e de formação. Ao ignorar o enfoque da subjetividade, considerando a ciência positiva comoa verdade da psique, ela tornou-se prisioneira do mito ou ideologia do cientificismo. Deve-se então recuperar o sentido da psicologia como estudo da alma ou da subjetividade, havendo necessidade de umdiscurso simbólico e subjetivo complementando o racional e objetivo. O termo alma pode ser visto como uma metáfora da psique e os diversos discursos ou disciplinas psicológicas seriam exploraçõesdesta metáfora permitindo ampliar sua expressão e compreensão
Bibliografia
Crippa, A. (1975). Mito e cultura. São Paulo: Convívio
Figueiredo, L. C. (1991). Matrizes dopensamentopsicológico. Petrópolis: Vozes]
Conceito da Psicologia Organizacional
As teorias organizacionais contemporâneas e a possibilidade latente dos trabalhadores viverem de uma forma mais...
tracking img