Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Os temas liderança e motivação encontram-se entre os mais estudados em Psicologia Organizacional. Na busca de obter resultados por intermédio de pessoas, o gestor convive com a missão de liderar pessoas. A Psicologia Organizacional ajuda a entender e a delinear o papel do líder dentro de sua equipe. No estudo da motivação, a psicologia trouxe, igualmente,notáveis contribuições no sentido de otimizar a produção, incentivando o trabalhador.
A Psicologia Organizacional tornou –se interdisciplinar, refletindo o interesse de vários profissionais que procuram compreender os fenômenos nas organizações e as suas dimensões na produção.

O indivíduo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Não é sóo dinheiro que motiva o trabalhador, há também outras necessidades que cada um tem. Os fatores de satisfação que envolvem sentimentos de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento que se podem experimentar num trabalho desafiante e pleno. Esses fatores tem um efeito positivo sobre a satisfação no trabalho, muitas vezes, resultando um aumento da capacidade total de produção dapessoa.

DESENVOLVIMENTO

Motivação
A motivação é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações, contudo não é diretamente observável. De forma geral, é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, é uma ação dirigida a certos objetivos.
Segundo Maslow as necessidades dos seres humanos estãocolocadas hierarquicamente em função de seu caráter de urgência e sua força. Quando as necessidades mais imperativas (as necessidades primárias) estão satisfeitas, as necessidades posteriores fazem pressão no sentido de conseguir a satisfação. Acompanhando cada tipo de necessidade em função de sua força, podemos colocá-las em forma de uma pirâmide. Na base desta pirâmide estariam as necessidades maisbásicas e vitais para os seres humanos (as necessidades primárias). A seguir, até se chegar ao topo, estariam as necessidades secundárias. Maslow distingue dois tipos de necessidades primárias: necessidades fisiológicas e necessidades de segurança e três tipos de necessidades secundárias: necessidades sociais, necessidades de estima e necessidade de auto-realização. A Teoria dos Dois Fatores deFrederick Herzberg4, partiu dos estudos de Maslow, para Herzberg a motivação das pessoas depende dos fatores higiênicos e motivacionais. Ele alicerça sua teoria da motivação no ambiente externo e no trabalho do indivíduo.
Fatores higiênicos - são os que rodeiam a pessoa em seu ambiente de trabalho, inclusive, condições físicas e ambientais, o salário, os benefícios sociais, o tipo desupervisão recebido, o clima organizacional etc.
Fatores motivacionais - referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres a ele relacionados. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência.
Stress
Stress pode ser definido como uma situação psicológica ou física que presiona as pessoas de tal forma que gere umagrande tensão. Um aspecto interresante relacionado a ele é que o estresse nem sempre é ruim. Ele também tem seu lado positivo. Esse lado positivo impulsiona o índividuo a alcançar um desempenho muito alto, como superar um limite. Um nível de stress médio por um longo período pode levar à exaustão. Para combater o stress existem duas abordagens: a individual e a organizacional. Abordagensindividuais do stress visam sua administração com exercícios de relaxamento, prática de exercícios físicos, alimentação, administração do tempo e aumento da rede social. As abordagens organizacionais geralmente podem ser controladas pelas pessoas que ocupam cargos de gestão na organização. Fazem parte delas a seleção e recolocação de pessoas, o treinamento, o estabelecimento de objetivos e metas, o...
tracking img