Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARIA ZINEY OLIVEIRA SOUZA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONEL

Feira de Santana
2009

MARIA ZINEY OLIVEIRA SOUZA

PSICOLÏGIA OVGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina PsicologiaOrganizacional.

Orientador: Prof. Sara Maria de M. Elgelneni

Feira de [antana

2009

INTRODUÇÃO

Com o advento da Teoria da R%lações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, cultura e clima organizacional< comporTamento ovganizacional, relações interpessoais etc. “[...] A ênfasenas tarefas e na estrutura é substituida pela ênfase nas pessoas. Com a Tegria das Relações Humanas surge`uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social”. (CHIAVENATO, 1999, t. 157-158).
Este trabalho propõe-se a apresentar conceitos e definições à cerca desse novo repertório administrativo, bem como fazer um breve relato à respeito das Teorias da Motivação e ainfluênciado poder nas relações interpessoais.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As primeiras tentativas de delimitar o campo do Comportamento Organizacional surgiram na década de 60, quando Pugh(1966:1969) definiu-o como o estudo da estrutura e do funcionamento das organizações e do comportamento de grupos e individuos, dentro delas, defendendo a idéia de tratar-se de uma ciência emergente equase independente, apoiada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia.
Na definição de Staw (1984), o Comportamento Organizacional foi definido como “... um campo multidisciplinar que examina o comportamento de indivíduos dentro de ambientes organizacionais, como também a estrutura e o comportamento das próprias organizações (p. 628). Staw nesta revisão postulouduas grandes áreas para o Comportamento Organizacional: macro comportamento organizacional e micro comportamento organizacional.
Para Robbins (1999), trata-se de uma área de investigação sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações. Esta definição de Robbins está centrada num comportamento genérico dentrodas organizações sob influência exercida por fatores individuais, grupais e estruturais da própria organização. Por outro lado, Wagner III e Hollenbeck (1999) entende como uma disciplina que busca prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no ambiente empresarial. Mas no final, essas divergências podem ser complementares. Adotando três níveis de análises - individual, grupale organizacional, Robbins (1999) propõe um modelo básico para os estudos do Comportamento Organizacional, especificando quais variáveis seriam temas de interesse de cada um (SIQUEIRA, 2007).
Segundo a definição de Dubrin (2003), “Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas docomportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento." Dubrin (2003) complementa que o comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o auto conhecimento e a auto percepção.
“O trabalho sempre ocupou lugar central na vida das diferentes comunidades e gradativamente foi sendolimitado pelas condições sociais que foram se estabelecendo”. (KANAANE,1995, p.01). Um dos motivos dessas mudanças citado por Neri (2005), está referido a necessidade de competir e sobreviver num mercado dinâmico, globalizado e exigente. Com isso pode-se verificar que, as organizações estão fazendo um redesenho da estrutura, preocupando-se com o ambiente externo, proporcionando aos profissionais...
tracking img