Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MOTIVAÇÃO 4
3 ESTRESSE 5
4 LIDERANÇA 6
5 PODER 7
6 CONFLITO 9
7 CULTURA ORGANIZACIONAL 10
8 CLIMA ORGANIZACIONAL 12
9 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO
Tenho neste trabalho a oportunidade de testar e aprimorar os conhecimentos obtidos sobre a psicologia nas organizações, principalmente o comportamento humano no trabalho por o homem ser um ser socialentre os grupos e equipes analisando-o. Através dos estudos também quero destacar as inúmeras formas de como agimos, pensamos e tomamos decisões nas organizações e as conseqüências da maneira de lidar com membros de uma organização.
2 MOTIVAÇÃO
A motivação é um dos complexos processos psicológicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações, mesmo não sendo diretamente observável, ouseja, é algo que impulsiona as pessoas a terem um comportamento, uma ação dirigida a certos objetivos. Pode existir dentro e fora das organizações.
A motivação é foi fonte de pesquisa de vários autores no qual Maslow classificou a teorias da necessidade, uma das mais conhecidas no qual ele vê a motivação como necessidades biológicas que precisam ser satisfeitas. Estas necessidades estãohierarquizadas, na qual uma necessidade precisa ser pelo menos parcialmente satisfeita para que a pessoa possa ser motivada pela necessidade seguinte.
As necessidades que ele propôs são: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de afeto, necessidades de estima e necessidade de auto-realização.
Outra teoria motivacional que tem grande influência nas organizações é a teoria feitapor Herzberg, a Teoria da Motivação/Higiene. Para ele, os fatores de motivação (realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, avanço e crescimento) satisfazem as pessoas no ambiente de trabalho. Por outro lado, os fatores higiênicos (administração e política da empresa, supervisão, relacionamento com superior hierárquico, condições de trabalho, salário, relacionamento com oscolegas, vida pessoal, relacionamento com subordinados, status e segurança) não satisfazem as pessoas, mas é preciso atenção a eles para não se tornarem desmotivadores. Por exemplo, se estas necessidades não forem atendidas pela organização, causarão insatisfação nos funcionários.
Para Herzberg, a satisfação e a insatisfação não são opostos, mas devem ser analisados separadamente, assim é preciso quetanto os fatores motivacionais como os fatores de higiene sejam considerados na administração de organizações. Com isso, deve-se saber que os fatores de higiene não são motivadores, mas eles ajudam a evitar a insatisfação.

3 ESTRESSE
O estresse pode ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona a pessoa gerando uma grande tensão, mas o estresse nem sempre é ruim como todosestão acostumados e pensar assim. Este lado positivo do estresse impulsiona pessoas a desempenhos altos e superando limites no trabalho.
No trabalho existe três fatores potencias de estresse. No fator individual os sintomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais, por isso algumas pessoas podem estar mais estressadas que outras dentro de um grupo, portanto seu controle dependerá doconvívio do individuo.
Nos fatores organizacionais esta relacionado com à demanda de tarefas, à demanda de papéis, à demanda interpessoal, à estrutura organizacional, à liderança organizacional e ao estágio de vida de uma organização. Para controlarmos este estresse o chefe pode ser um dos responsáveis por causar danos a saúde dos funcionários e para evitar isso, recomenda-se medidas como elogiosàs tarefas realizadas pelas pessoas, horários flexíveis de trabalho e folgas de acordo com o desempenho.
Muitos não percebem qual é o seu limite pessoal e acabam por ultrapassá-lo, principalmente na atualidade que o ritmo de trabalho e das atividades vem constantemente em aceleração.

4 LIDERANÇA
A liderança é um fenômeno que não depende só do individuo, seu desempenho varia conforme a...
tracking img