Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA














PROJETO DE MONOGRAFIA

O PSICÓLOGO NA ORGANIZAÇÃO





















Belo Horizonte
Maio/2012


















PROJETO DE MONOGRAFIA

O PSICÓLOGO NA ORGANIZAÇÃO






Projeto de pesquisaapresentado à disciplina Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para elaboração da monografia Projeto ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Psicologia da Faculdade PUC Minas.






Belo Horizonte
Maio/2012

SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO........................................................................ 4
2.OBJETIVOS............................................................................ 7
3. PROBLEMATIZAÇÃO........................................................... 7
4. JUSTIFICATIVA..................................................................... 8
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................... 10
6. METODOLOGIA..................................................................... 11
7.CONCLUSÃO......................................................................... 12
8.REFERENCIAS....................................................................... 13































1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualizando o tema


O “Psicólogo na Organização” ocupa-se em compreender e intervir sobre fenômenos e processos relativos ao mundo dotrabalho e das organizações. Essa organização é um sistema que inclui variados níveis, procedimentos e tecnologias, mas são sistemas sociais, acima de tudo. Compreendê-las requer analisar as complexas interações que ocorrem nos múltiplos níveis interligados aos seus subsistemas e os sistemas de seu entorno" (ZANELLI, 2008, p.18).
A sua tarefa central é “explorar, analisar, compreender comointeragem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação, construindo a partir daí, estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade devida e o bem-estar das pessoas (ZANELLI & BASTOS, 2004, p. 466).
O homem vê suas perspectivas se realizarem no campo profissional e,quando acontece de não mais haver essa interligação e se dá conta de sua impossibilidade de reproduzir no campo científico/profissional, sente-se separado dessas esferas, dependente de uma compreensão da sua inserção no mundo profissional e das relações criadas no interior das organizações (ZANELLI & BASTOS, 2004).
Segundo Pereira (1992) a atuação do psicólogo organizacional é bastantediversificada envolvendo atividades como seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, estudo da formação e funcionamento de grupos, estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, padrões de comunicação”, além de incluir aconselhamento psicológico” (PEREIRA, 1992, p.73).
O papel do psicólogo se deve acompanhar as pessoas em seu local de trabalhodevido às dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos que aparecem. Para isso, é preciso que aperfeiçoe seus conhecimentos e habilidades e desenvolva atividades estratégicas, de pesquisa, planejamento e consultoria. Deve atuar como um profissional de Recursos Humanos e desenvolver atividades que supram as necessidades das organizações e as auxiliem a tornarem-secompetitivas e a sobreviverem nesse mercado globalizado. Enfim, o papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização (PEREIRA, 1992, p.73).
A denominação Psicologia Organizacional e do Trabalho inclui larga abrangência, uma vez que busca compreender o comportamento das pessoas que trabalham, tanto em seus determinantes e suas...
tracking img