Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL


Bastos e Zanelli (2004) afirmam que o surgimento da Psicologia Organizacional está relacionado ao crescimento da industrialização no fim do século XIX e início do século XX, cujo objetivo principal era avaliar e selecionar empregados para indústrias e militares para o exército, a partir da primeira guerra mundial. Entre os pioneiros daPsicologia Organizacional estão Walter Dill Scott, cuja obra “The Theory of Adversion” foi publicada em 1903, Hugo Munstenberg que produziu o primeiro compêndio sobre os temas que predominavam na época: “Seleção de pessoal e testes psicológicos para adequar pessoas aos cargos” (Psychology and Industrial Efficiency, em 1923) e Frederick W. Taylor, que desenvolveu uma teoria denominada “AdministraçãoCientífica”, cuja preocupação era o aproveitamento do tempo para aumentar a produção, porém, ignorava aspectos importantes como a fadiga, aspectos fisiológicos e mentais dos trabalhadores. Segundo Zanelli (2002) o casal Frank e Lillian Gilbreth também estudaram maneiras de desempenhar tarefas eficientemente, desenvolvendo o estudo do tempo e movimento, o qual envolveu a mediação e sincronização dasações executadas pelas pessoas durante a realização das tarefas. A primeira aplicação da Psicologia Organizacional, segundo Spector (2002) ocorreu durante a primeira guerra mundial, com as forças armadas do exército dos Estados Unidos, em 1917. Nesse período Robert Yerkes liderou alguns psicólogos no desenvolvimento dos testes Army Alpha e Army Beta, para medir a habilidade mental.No início da década de 1920, de acordo com Bolognini e Stamou (2006), é que começaram a ser discutidas outras questões sobre o trabalho, tais como: influências das condições físicas do local de trabalho na produção, divisão de tarefas e salário proporcional à produção de cada empregado e monotonia do trabalho, mas, o objetivo ainda era a eficiência na produção. Bolognini e Stamou (2006) afirmamque a Psicologia Organizacional surgiu quando os psicólogos passaram a discutir as estruturas da organização, além dos locais de trabalho. Ainda, esclarecem que a Psicologia Organizacional, antes conhecida por Psicologia Industrial, logo após a aplicação da Psicotécnica, também pode ser referida por Psicologia de Pessoal, Psicologia do Trabalho, do Trabalhador e do Comportamento do Trabalho. Deigual forma entende Zanelli, 2002, p. 23-24:


Durante longo tempo na história da Psicologia Industrial, os psicólogos voltaram-se apenas para o que acontecia dentro da organização. Somente mais recentemente passou-se a prestar atenção nas relações entre o contexto imediato do trabalho, a organização e seu ambiente externo, daí derivando fatores associados aocomportamento das pessoas que trabalham nas organizações.


Assim, com o transcorrer do tempo, os psicólogos organizacionais conquistaram alguns espaços em decorrência de sua competência pessoal e também das mudanças de crescente complexidade ocorridas nas organizações, apesar de ainda existir uma concentração de psicólogos que exerçam somente atividades de recrutamento e seleção. (NERI, 1978 apudZANELLI, 2002, p.36)


1.2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO




Bastos (2007) esclarece que a Psicologia Industrial evoluiu para a Psicologia Organizacional e do Trabalho e o campo de atuação desta se dá em razão de três grandes eixos de domínio, que passam pela questão do papel do trabalho na vida das pessoas. O primeiro grande eixo é o trabalho, as pessoas têm a sua educaçãovoltada para o trabalho, passam a vida trabalhando, desligam-se do trabalho e têm de reconstruir sua vida afastado dessa estrutura formal. O segundo domínio é a preocupação com a organização, que unidade social ela é? Como se estrutura para conseguir alcançar as missões de trabalho? E o terceiro domínio é o problema de gestão das pessoas em contextos organizacionais, ou seja, as práticas, as...
tracking img