Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MOTIVAÇÃO 4
2.1.1 Teoria de Maslow 4
2.1.2 Teoria da Motivação – Higiene 4
2.2 ESTRESSE 5
2.2.1 Gerenciamento do Estresse 6
2.3 LIDERANÇA 6
2.3.1 Eficácia da Liderança 7
2.4 PODER 7
2.5 CONFLITO 8
2.5.1 Aplicação de Conflitos 8
2.6 CULTURA ORGANIZACIONAL 9
2.7 CLIMA ORGANIZACIONAL 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12INTRODUÇÃO

Com o passar dos tempos a psicologia vem conquistando “espaço”, e campo de trabalho, e é através dessas conquistas que a psicologia se desenvolveu e caracterizou-se como uma ciência que pode ser colocada em prática em diversas áreas.
A psicologia Organizacional iniciou com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioriaeram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho.
Então, a partir dessa década de 50, o trabalhador deixou de ser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriam ser consideradas no processo de ajustamento do trabalho.

“A organização é um sistema de atividades conscientes coordenadas deduas ou mais pessoas, a cooperação entre elas é essencial para a existência da Organização” (Chiavenato, 1999)

As organizações são sistemas muito complexos, é devido a essa complexidade que a psicologia Organizacional tem seu campo de trabalho; É a sua intenção nesse campo se torna necessário para que fenômenos Organizacionais sejam compreendidos.
O psicólogo dentro daOrganização precisa conhecer a dinâmica de funcionamento do local, buscar conhecimentos em relação à administração de recursos humanos, habilidades para conciliar os meios da empresa e funcionários repensar alternativas e abordagens, para assim satisfazer as necessidades da organização.
Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho,perseverança e competência, mostrando a sua importância dentro da empresa. Assim a diversidade de atuação do psicólogo Organizacional se expandiu, obtendo-se um repertório muito grande de atividades conciliadas aos profissionais de psicologia.

DESENVOLVIMENTO

1 MOTIVAÇÃO

Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a umobjetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e englobam conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.
Uma compreensão da motivação deve levar em conta as preferências individuais, uma vez que diferentes pessoas vêm diferentes objetivos como mais ou menos desejáveis. Um mesmo objetivo pode ser buscadopor diferentes pessoas por diferentes razões: uma deseja mostrar seu desempenho, outra anseia ter influência sobre outras pessoas (poder), etc. A essas preferências relativamente estáveis no tempo dá-se o nome de motivos.

Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção(orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam emantém determinadas ações". http://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva

1 Teoria de Maslow

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa...
tracking img