Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Organizacional e do trabalho

Ações do Professional da psicologia que se preocupam com o homem e as organizações de trabalho. Visa compreender o lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas, o impacto que ele causa na saúde e no bem- estar dessas.
1ª Fase de 1924 a 1970 – Inicialmente a Psicologia Organizacional era denominada psicologia industrial, preocupava-se com orientaçãovocacional, estudo sobre as condições de trabalho e visava essencialmente adaptar o homem ao ambiente de trabalho, com o intuito de aumentar a lucratividade e produtividade.
2ª fase de 1970 a 1990 – Voltava suas atenções para os efeitos da estrutura organizacional e de outras variáveis sobre as disposições e ações do trabalhador. Temas como clima cultura organizacionais e qualidade de vida notrabalho. Utiliza conhecimentos produzidos sobre a dinâmica dos grupos, desenvolvimentos de equipes e estudos sobre segurança.
3ª Fase de 1990 em diante – entra a partir dos anos 60, compreendida como psicologia do trabalho ou Organizacional e do Trabalho. Passa a se preocupar da saúde e bem-estar do trabalhador e questões como ergonomia, abriu a discussão de temas como p0oder e conflitos.Direciona-se ao estudo e a compreensão do trabalho humano em todos os SUS significados e manifestações.
Psic. Do Trabalho – Saúde e bem-estar do trabalho, ergonomia, a discussão de temas como poder e conflitos, compreensão do trabalho humano em todos os seus significados e manifestações.
Valores – é uma concepção do desejável explicita e implícita, característica de um individuo ou grupo, influencia aseleção de modos, meios e fins de ação.
Percepção – capacidade de associar as informações captadas pelos órgãos dos sentidos à memória e a cognição a formar conceitos sobre o mundo e sobre nos mesmos e orientar nosso comportamento. Esse processo de percepção começa com uma captação de alguma informação no ambiente. Essa informação é lida e traduzida por nosso cérebro.
Percep. Seletiva – apenasuma pequena parte dos estímulos é percebida, Pode produzir julgamentos apressados. As pessoas estão expostas a diversos estímulos, visuais auditivos e táteis.Neste ambiente uma pequena parte dos estímulos é percebida.
Adap. Sensitiva – a percepção ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos, com o tempo as variações deixam de ser percebidas. A percepção ajusta-se a variações dos estímulose, com o tempo, as variações deixam de ser percebida.
Observador – Alguns aspectos influenciam na percepção e referem-se ao observador, como: atitudes, motivações, interesses, que determinam como estímulos são percebidos.
Distorções da Percepção – uma distorção do processo perceptivos acontece quando a informação ambiental é captada ou interpretada de forma alterada.
Inteligência – é acapacidade de adaptar-se a novas situações, mediantes o consciente emprego de meios ideativos. A inteligência não é só a capacidade de raciocinar, mas também a capacidade de aplicá-los.
As inteligências múltiplas – estão divididas em: lingüística, lógico – matemática, espacial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal.
Atenção – é considerada como a capacidade que uma pessoa possui para seconcentrar, que pode ser espontânea ou ativa.
Atenção espontânea – resulta da tendência natural da atividade psíquica em se orientar espontaneamente para as solicitações sensoriais e sensitiva necessária a adaptação com a realidade. É utilizada quando caminhamos ou manuseamos objetos.
Atenção voluntaria. Que exige certo esforço, ao estudar esta utilizando de atenção voluntaria.
Transtornos daatenção
Distrabilidade: Atenção excitável, inconstante
Pensamento – é um processo mental – o pensamento traduz a disposição natural das pessoas para elaborar qualquer conceito. Trata-se também de uma Capacidade de Generalização, Capacidade de identificar e distinguir nos fenômenos da natureza o que é essencial e o que é acessório, Capacidade de utilizar os conhecimentos e experiências...
tracking img