Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia organizacional surge nos finais do século XIX e inícios do século XX, praticamente em conjunto com a psicologia.
Os primeiros estudos de psicologia organizacional foram realizados pelos psicólogos experimentais que se preocupavam em aplicar novos princípios de psicologia para resolver os problemas nas organizações, relacionados com as questões de desempenho e eficiência.
Comoprincipais fundadores podemos destacar Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, ambos psicólogos experimentais, que demonstravam interesse na selecção de funcionários e uso de testes psicológicos. Uma outra grande influência no campo organizacional foi o contributo dado por Frederick Winslow Taylor, cuja profissão era a de engenheiro e tinha um forte interesse no estudo da produtividade dos funcionários,afirmando que o trabalho deve ser analisado para que possa ser optimizado, adequando as características dos funcionários às tarefas a executar. Frederick Winslow Taylor defende ainda que os funcionários devem ser recompensados pela sua produtividade como forma de melhoria do seu desempenho. Esta ideia foi desenvolvida pelos engenheiros Frank e Lílian Gilbreth, que estudaram a forma de desempenharas tarefas mais eficientemente, dedicando o seu estudo ao movimento e tempo das tarefas realizadas pelos funcionários, com o objectivo de definir a forma mais eficaz de trabalho.
O início da Primeira Guerra Mundial foi um importante impulso para o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional, pois segundo Muchinsky (2004), grupos de psicólogos estudavam a motivação, a moral e osproblemas psicológicos que derivaram das consequências da guerra. Destes estudos derivaram um conjunto de testes sobre inteligência que serviram para definir a melhor colocação dos soldados face as suas características.
Com a expansão da psicologia organizacional, em 1927, Elton Mayo realiza um conjunto de estudos em Hawthorne com a finalidade de definir os efeitos da iluminação no desempenho dosfuncionários da empresa Western Electric Company. Estes estudos revelaram-se uma surpresa visto não encontraram relação entre os dois factores em estudo, pois a reacção dos funcionários foi positiva em qualquer dos cenários. Estes estudos permitiram verificar que os factores sociais são mais importantes que os factores físicos no que diz respeito ao desempenho.
No decorrer do período entre asduas guerras mundiais a psicologia organizacional desenvolveu-se para as áreas onde actualmente é utilizada nos dias de hoje.Com a Primeira Guerra Mundial a psicologia organizacional surge como profissão e na Segunda Guerra Mundial consolida a sua importância e faculdades.
É na década de 60 que a psicologia organizacional assume um papel de enfoque organizacional devido às mudanças rápidas que severificaram nas organizações no inicio do século XX, solicitando da parte dos psicólogos uma grande capacidade estratégica na gestão das pessoas contribuindo de forma a facilitar a mudança e a promover a qualidade de vida.
O trabalho dos psicólogos organizacionais consiste em compreender o Homem como um ser social que se encontra em constante interacção com o meio envolvente e desta forma asactividades realizadas pelos psicólogos organizacionais centram-se no recrutamento e selecção, acompanhamento e avaliação de desempenho, diagnóstico e orientação situacional, entre outros. O psicólogo organizacional deve ser pro-activo, perspicaz e flexível para poder observar as mudanças tecnológicas e comportamentais, funcionando como um consultor das organizações, preparando-as para novos desafios eexigências dos mercados. O seu papel fundamental é “ajudar a organização a pensar” (Zanelli, 1994,p.137), pois desta forma é capaz de dotar a organização das ferramentas necessárias para enfrentar e resolver os problemas que possam emergir das relações entre capital e trabalho.
Abraham Maslow explica a motivação através da teoria das necessidades humanas. Na base na pirâmide encontramos as...
tracking img