Psicologia organizacional a partir do filme fábrica de loucuras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
FH05074 – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSORA : GILCE TÁVORA







TRABALHO SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL A PARTIR DO FILME “FÁBRICA DE LOUCURAS” (GUNG HO)














BELÉM
2011



INTRODUÇÃO


Desde os primórdios da existência do homem,observou-se a necessidade de técnicas para adaptação ao meio ambiente através de hábitos que garantissem a sobrevivência dos grupos, sejam eles, hábitos de consumos alimentares, formas de moradia, maneiras de se relacionar com outros grupos e tudo mais que colaborasse para o desenvolvimento e perpetuação de uma organização de pessoas. A partir desse princípio, o homem estabeleceu, mediante asparticularidades de cada grupo, maneiras de solucionar os problemas que surgiam e impediam o bem estar invdividual ou coletivo. Conforme ia criando soluções para esses problemas, o homem passou a tomar tais soluções como verdades e exemplos a serem seguidos e inconstados em grande parte dos casos. Ao transmitir esse conjunto de atividades e maneiras de pensar sobre determinada coisa para a geraçõesseguintes, tivemos então o que conhecemos hoje como cultura. Trazendo este conceito para as organizações contemporâneas, mais especialmente nos ambeintes que envolvem políticas de gestão, temos um conjunto de elementos que compõem a cultura organizacional, alguns destes elementos são mais evidentes do que os demais, dependendo do tipo de organização e época na qual ela está inserida e segundoHofstede, até mesmo dos fatores extermos à esta organização. Os elementos mais relevantes são:
a) Valores: Conjunto de ações pelas quais se tem a crença de que são indispensáveis para se atingir um objetivo. Muitos desses valores são comuns à maioria das organizações como por exemplo, o bom relacionamento entre fornecedor e consumidor é um fator primordial para o sucesso de umnegócio.
b) Crenças: Forma de pensar tida como verdadeira para a solução de um problema. Geralmente são incontestáveis enquanto durar o sucesso da solução das questões sobre as quais são aplicadas.
c) Rituais e Cerimonias: Série de atividades com valor significativo e tem a finalidade de dar visibilidade à cultura organizacional. Internamente elas promovem aqueda ou ascenção de elementos pertencentes ao grupo.

d) Mitos: Estórias que narram os feitos da organização sem muita fundamentação concreta. Refletem os valores subjetivos de como a organização é vista dentro de um determinado contexto.
e) Heróis : Personagens que trazem consigo de forma bastante expressiva os valores e as crenças da organização ereforçam a importância desta organização na sociedade. Exemplo; Steve Jobs e a Apple, Henry Ford e a Ford, Bill Gates e a Microsoft.

f) Normas e Regras: Lista de atividades que delimitam o que é permitido ou não dentro da organização. Podem estar explícitas ou implícitas e em alguns casos, passíveis de sanção se violadas.
g) Comunicação: Rede deinformações sobre a organização, pode se formal ou informal. Tem grande importância na divulgação dos valores e imagem da organização. É um elemento de risco pois se mal aplicado, prejudica consideravelmente a imagem do grupo.

Após o registro destes elementos, compreendemos que a cultura é uma peça-chave na compreensão do homem dentro do contextocontemporâneo das organizações. Com o advento da chamada "terceira revolução industrial" que exige um envolvimento mais abrangente ntre os participantes do mercado e a facilidade de comunicação entre os mais diversos tipos de cultura, eventualmente haverá o choque de culturas distintas. Essas diferenças podem ser determinantes para o caminho que o negócio irá tomar, se forem má administradas e o...
tracking img