Psicologia organizacional no caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

MARGARETE DE LIMA LOPES
Matrícula 2010.01.507461
Administração – 2º Período

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio e Janeiro,
18/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO
Em 1974, Cláudio Barros, gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital, demitiu-se do cargo para associar-se a Marcel, imigrante francês recém chegado aopaís que trazia uma grande experiência da indústria parisiense de confecções, conhecendo profundamente todas as fases técnicas dessa indústria, desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria.

Inicialmente foi criada uma oficina de confecção, que logo evoluiu,cresceu se transformando em uma grande confecção de produção em série. Cláudio com sua experiência detinha o controle comercial eadministrativo do negócio. Enquanto Marcel que não gostava da parte burocrática, artesão por vocação, com grande conhecimento de mecânica atuava a parte operacional se incumbido de toda produção, inovando adaptações nas máquinas e equipamentos já existentes permitindo assim aumento da produção.

Como o crescimento da produção e do mercado era constante juntando com aumento da sua clientela,a empresaera um sucesso, e sua produção crescendo cada vez mais, se vendo sem condições de continuar a manter a produção e o domínio da empresa nas mãos dos 2 donos, em 1978 transforma a pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção.
Em poucos anos, a CBC tornou-se uma das maiores indústrias do país, tendo mais de 500 empregados.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DACBC 

O sistema organizacional era dividido entre os dois sócios, Cláudio o responsável por toda a administração e Marcel o responsável pelas rotinas operacionais.

Cláudio autoconfiante e dominador não delegava poderes de decisão. Tudo era decidido por ele. Repassava suas decisões para Marcel executar sem pedir ao menos opinião dos demais.

Marcel não queria se preocupar com a parteadministrativa, e aceitava as decisões de Cláudio sem questionar e se preocupar se por acaso algum dia tivesse que tomar decisões nessa área
Com o crescimento da empresa, Cláudio e Marcel resolveram promover alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de diretoria, nomearam cinco diretores, um modelista, um vendedor e dois contadores e um bacharel em Direito forampromovidos a Direção, nos cargos de, respectivamente, Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro, Diretor Administrativo, completavam a diretoria Cláudio Diretor Presidente e Marcel Diretor Superintendente, porém as decisões continuaram sendo tomadas por Cláudio e somente executadas fielmente pelos demais.
Na verdade eram verificados num período aproximado de1 ano asmetas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mesmo que essas metas e esses objetivos tenham sido planejados como que por “acaso”, pois a CBC trabalhava somente visando o presente.

A empresa avançava no tempo e no espaço e seus diretores achavam que seriam perpetuados, não se preocupavam com sucessões, quer na presidência ou na diretoria.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não...
tracking img