psicologia organisacional

805 palavras 4 páginas
Capitulo 06
Conclusões: Reflexões e Considerações

6.1 - Concepções sobre o trabalho, os grupos e as organizações.

Em todas as direções o individuo sofre alta pressão e influencia de todo o meio no qual abita, fazendo-o refletir sobre diversas questões. Questões tais: Como redefinir as relações do homem com o trabalho? Do homem para com os sistemas tecnológicos e organizacionais? Do homem para com o sistema social mais amplo? Questões ligadas a ele mesmo e ao meio grupal, os estudos das organizações.
Remetendo ao alto julgamento e avaliação, questionando as diversas restrições impostas a ele pelo meio organizacional, onde o direciona ao conflito entre ele próprio e o outro, sempre sobre a influencia das características econômicas e filosóficas, que constantemente sofrem mudanças e modificações, crescentemente e a cada dia mais. O meio organizacional baseado nessa influencia toda e a dificuldade do entendimento interpessoal, caracterizando e estudando as características dos relacionamentos principalmente no meio empresarial, sendo sempre bombardeadas com essas mudanças todas acarretadas pela virada do século.
Apesar de tudo as necessidades humanas estão diretamente sobre o comando das necessidades mais básicas: fisiológicas e de segurança, luta pelo poder, do reconhecimento.

6.2 - Atitudes, comportamentos e representação social do trabalho e do trabalhador.

Primeiramente, considerando a existência de diferentes concepções do termo comportamento.
Comportamento individual.
Comportamento grupal.
Comportamento organizacional.
Tais conceitos feitos fazendo com que cometam-se erros sobre a concepção do comportamento, comum o erro que se comete sobre o individuo tomar uma atitude ou tomar uma decisão. Do ponto de vista organizacional, espera-se que os indivíduos se decidam em função dos fatos e não em função de suas crenças e valores, que normalmente são os determinantes das atitudes. Entretanto, na pratica, é pensarmos que o processo decisório

Relacionados

  • psicologia organisacional
    1383 palavras | 6 páginas
  • Psicologia organizacional
    2496 palavras | 10 páginas
  • ADMINISTRAÇÃO
    105615 palavras | 423 páginas