Psicologia no transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo: Renata Caroline Silva Pedroso, Thomas Anderson Klauck, Leana Vinter, Eduardo Rubira, Simoni Batista, Alexandre Hensel de Souza, Lui
Violência no trânsito
Introdução

O que caracteriza esta área, qual seu campo de estudo? Caracteriza-se por estudar cientificamente o comportamento dos participantes do trânsito, entendendo-se por trânsito o conjunto de deslocamentos dentro de umsistema regulamentado. As ações e a consciência dos pedestres, de todas as idades, do motorista amador e profissional, do motoqueiro, do ciclista, dos passageiros e do motorista de coletivos, ou seja, de todos os participantes do tráfego aéreo, marítimo, fluvial e ferroviário. De modo geral, no entanto, a Psicologia do Trânsito se restringe ao comportamento dos usuários das rodovias e das redesviárias urbanas. Este comportamento, aparentemente simples, é na realidade bastante complexo. A Psicologia do Trânsito se relaciona com quase todas as áreas especializadas da Psicologia: desde a psicofísica e psicofisiologia até a teoria de decisão e os processos cognitivos, procurando explicações na teoria do condicionamento operante e na teoria psicanalítica.
Qual o papel do psicólogo?É o profissional que analisa e pesquisa o comportamental dos indivíduos interessados ou não na área. O psicólogo contribuir para diminuir a enorme quantidade de acidentes nas estradas, de poder dar as diretrizes educacionais, sugerindo recursos mais eficientes para o ensino;dirigir é aparentemente simples, mas um pequeno erro pode ter conseqüências seriíssimas. A Psicologia do Trânsito oferece subsídios para garantir a todo ser humano, condições de maior segurança no trânsito, diminuindo os riscos de acidentes e a ameaça de perder a vida. Com tudo tem objetivo de apresentar a legislação do trânsito da forma em que busque a segurança e a integridade do homem, da via edo veículo

Locais de atuação deste profissional?
Ele atua na seleção e treinamento do campo profissional, no diagnóstico, na identificação e interferência nos fatores determinantes na ação do indivíduo, em sua história pessoal, familiar, educacional e social. Locais de atuação CFCs, Escolas, contatos com a engenharia de estradas e de veículos, na estatística, na medicina do trabalho, nafísica, a ergonomia, na sociologia, na psicopedagogia e mesmo com o direito na criminologia.
Tema escolhido: Justificativa
Escolhemos este tema pela questão do que vivemos no dia-a-dia em nosso cotidiano. O que leva uma pessoa ter atitudes com conseqüências agressivas, e o que leva uma pessoa de tal ramo da psicologia, querer se especializar desta área.
Desenvolvimento
Questões norteadoras:perguntas que indiquem o que será pesquisado
1-Quais os critérios a serem avaliados para uma pessoa ser apta ou não no teste psicotécnico?
1-Não há um guia para exame psicotécnico no DETRAN, mas de modo geral são feitos alguns testes que variam, dependendo do local que abordam 4 temáticas distintas, sendo estas: Avaliação de destreza, Avaliação de memória e atenção, Avaliação de raciocínio lógicoe Avaliação de personalidade.
Resumo- 1ª... Avaliação de destreza: é realizado um teste com tempo limitado de 1 minuto onde se deverão traçar linhas sem levantar o lápis, desenhar triângulos através de pequenos pontinhos a lápis. Neste período deve-se realizar o máximo possível das atividades, alcançando o indicador determinado que exerça uma pressão psicológica e esta é outra forma de avaliarneste mesmo teste.
2ª... Avaliação de memória e atenção: Como exemplo são apresentadas imagens de pessoas, seus nomes, e sobrenomes que deverá ser memorizado num período determinado de 10 minutos. Depois disso, tendo apenas as imagens a sua disposição, terá que relembrar nome e sobrenome de cada personagem. Como exemplo de teste de atenção usa-se o seguinte método: com centenas de setas com...
tracking img