Psicologia no gerenciamento de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NETWORKING: FERRAMENTAS DAS OPORTUNIDADES Márcia Regina Banov

Resumo Este artigo tem como objetivo mostrar que, quando o networking é sério e ético, torna-se um instrumento poderoso para quem busca uma boa colocação no mercado ou deseja criar e desenvolver um negócio. Aborda a evolução das indicações profissionais e seu contexto para se chegar ao verdadeiro networking. Sugere como organizá-lo,aumentá-lo e mantê-lo.

Networking, Palavras profissionais. chaves:

redes

de

relacionamentos,

indicações

O que é Networking? A palavra Networking vem de dois termos do inglês: “net” que significa “rede” e “working” que significa “trabalhando”, na tradução literal, trabalhando em rede. No contexto deste texto, Networking é uma rede de relacionamentos, onde as pessoas que fazemparte desta rede trocam informações, conhecimentos e buscam crescimento profissional. É uma ferramenta de mão dupla: as pessoas indicam e são indicadas, dão e recebem contribuições positivamente. Não se trata de troca de favores, mas de indicações em função das competências técnicas e profissionais que conhecem um do outro. Esta rede é frequentemente utilizada para uma nova oportunidade de emprego ounegócio. As redes de relacionamentos multiplicam as possibilidades das pessoas.

A base do networking é o relacionamento. Não adianta uma lista de grandes nomes, se não há o relacionamento que gera o conhecimento do outro. Enviar um e-mail para quem não conhece a pessoa, dificilmente haverá o retorno.

A evolução das indicações As indicações e as redes de relacionamentos sempre fizeram partedo contexto organizacional. As mais conhecidas são aquelas em que uma pessoa, sem
pdfMachine A pdf writer that produces quality PDF files with ease! Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, simply open the document you want to convert, click “print”, select the “Broadgun pdfMachine printer” andthat’s it! Get yours now!

qualificação ou competências necessárias ocupava um posto de trabalho só porque conhecia e foi colocada ali por uma importante pessoa dentro da organização. Vários termos foram usados para referir-se a este tipo de pessoa: costa-quente, pistolão, aquele que tem QI (com significado de “quem indicou”, satirizando o termo “Quociente Intelectual”). Histórias como a do gerentede Banco que foi para outro Banco e levou consigo vários clientes do Banco em que trabalhava, ou seja, levou seu Networking, são comuns. São conhecidos casos de prestadores de serviços, como os escritórios de contabilidade em que os relacionamentos entre funcionários e clientes fizeram com que muitos empregados abrissem o seu próprio escritório de contabilidade levando clientes do antigo emprego,graças aos relacionamentos que foram estabelecidos. Desta forma, as indicações criaram um aspecto negativo e antiético que existe até os nossos dias. Porém, a era da tecnologia e do conhecimento começou a apontar uma nova maneira de se tratar o Networking.

Há uns trinta anos atrás, uma visita ao chão de fábrica mostraria operários completamente analfabetos. Hoje, a mão de obra braçal foisubstituída pela tecnologia (o robô), o chão de fábrica não permite mais a entrada de analfabetos e exige treinamento e educação contínua. Ao caminhar pela fábrica, qualquer problema que o operário encontrar, imediatamente registra no primeiro terminal de computador que encontrar. Independente de empresas ou cargos, o conhecimento passou a ser a moeda da vez.

Dois fatores fundamentais que ocorremneste contexto iniciaram a decolagem de um novo tipo de Networking: o positivo e ético. São eles: a) A decadência do Sistema Educacional: por mais contraditório que possa

parecer, na era do conhecimento assistimos a educação formal deixando a desejar na qualificação e competência dos futuros profissionais. Por um lado, a velocidade das mudanças e o volume de informações cada vez maior, fizeram...
tracking img