Psicologia no desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento?
R: a psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano desde o nascimento até a idade adulta. Ela estuda todos os seus aspectos, são eles: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social.
1. O que é desenvolvimento humano?
R: o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de casa faixa etários, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
2. Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois motivos.
R: estudar odesenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
Um dos motivos é permitir que conhecemos as pessoas e seus gêneros, assim definindo suas personalidades, e por fim poder trata-lo com um comportamento definido.

3. Quais são os fatores queinfluenciam o desenvolvimento? Caracterize cada um deles.
R: os fatores que influenciam o desenvolvimento são:
Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do individuo, que pode ou não desenvolver-se.
Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico, o aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao individuo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.Maturação neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio: o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do individuo.
4. Quais são os aspectos do desenvolvimento humano? Caracterize cada um deles. Qual a relação entre eles?
R: o desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, por isso possui quatroaspectos básicos; aspecto físico motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional, aspecto social.
Aspecto físico motor: refere-se ao crescimento orgânico á maturação neurofisiológica, á capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio.
Aspecto afetivo emocional: é o modo particular de o individuo integrar assuas experiências, é o sentir, a sexualidade faz parte desse aspecto.
Aspecto social: é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
5. Quais são os períodos do desenvolvimento, segundo Jean Piaget?
R: segundo Piaget os períodos são:
1º período: sensório motor (0 a 2 anos)
2º período: pré-operatório (2 a 7 anos)
3º período: operações concretas (7 a 11ou 12 anos)
4º período: operação formais (11 ou 12 anos em diante).
Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o individuo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porem o inicio e o término de cada uma delas depende das características biológicas do individuo e de fatores educacionais, sócias.
6. Quais são asprincipais características dos períodos:
A. Sensório motor? – ele utiliza a inteligência prática ou sensória motora, neste período fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, portanto é o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico permite a emergência de novos comportamentos, como sentar-se, andar o que propiciará um domínio maiordo ambiente.
B. Pré-operatório?-neste período acontece o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança, com esse aparecimento o pensamento se acelera, também a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades como a coordenação motora fina.
C. Das operações concretas?-capacidade da...
tracking img