Psicologia na educação

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
Vygostsky defende a idéia de que a criança não é um adulto em miniatura,sendo assim todo sistema mental da criança age de formas diferentes, remetendo o professor a entender o aluno como ele é não daforma que nós vemos o mundo.
A formação docente deve ser de extrema importância para o estudo das diferentes abordagens sobre as teorias do desenvolvimento para que o processo deensino-aprendizagem venha a responder ás necessidades do aluno/criança.
O pensamento do individuo, implica não só em mudanças de quantidade, mas de qualidade e a relação entre esse individuo e a sociedade é quedetermina o seu desenvolvimento.
Diante das teorias de Vygostsky, nós professores, devemos nos perguntar quais são os tipos de ambientes de aprendizagem são os mais adequados á favorecer odesenvolvimento da criança.
Para Vygostsky "a aprendizagem é o produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças".
O mediador ajuda a criança a alcançar umdesenvolvimento que não conseguiu ou que não consegue atingir sozinha.
"É preciso que a Escola e seus educadores atentem que não tem como função ensinar aquilo que o aluno pode aprender por simesmo e sim, potencializar o processo de aprendizagem do estudante. A função da Escola é fazer com que os conceitos espontâneos, informais, que as crianças adquirem na convivência social, evoluam para onível dos conceitos científicos, sistemáticos e formais, adquiridos pelo ensino. Eis aí o papel mediador do docente."
O professor deve orientar o aluno de modo a conduzi-lo a desenvolver oraciocinio da questão e por consequência da solução dos exercícios propostos, para que nos próximos exercícios os alunos já possam desenvolve-lo sozinhos e se acontecer o contrário, ou seja, o professorsimplesmente colocar a atividade proposta na lousa e não conduzi-la a uma excelente explicação, os alunos não vão reconhecer o processo de realização do problema e continuarão com dúvidas para resolver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!