Psicologia na comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia na Comunidade, Psicologia da comunidade e Psicologia (Social) Comunitária – Práticas da Psicologia em comunidade nas décadas de 60 a 90 no Brasil.
A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos eentre estes e a natureza e instituições sociais ou o seu empoderamento. Nesta “perspectiva está todo o esforço para a mobilização das comunidades na busca de melhores condições de vida”. O fundamental para compreensão da Psicologia Comunitária é o conceito de comunidade, seu objeto material e campo de atuação.
O termo Comunidade, utilizado hoje em dia na Psicologia Social, é bastante conhecido ecapaz de incluir em seu propósito desde um pequeno grupo social, um bairro, uma vila, uma escola, um hospital, um sindicato, uma associação de moradores, uma organização não - governamental, até abarcar os indivíduos que interagem numa cidade inteira.
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais(sociologia, antropologia, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, etc. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, o que ainda hoje, é controverso e aparentemente redundante, pois como se diz desde muito: o homem éum animal social.
Quando se fala em Psicologia na comunidade ou da comunidade, a primeira idéia que nos vem à mente é um profissional em locais menos estruturados, pobres, carentes e com desconhecimento do que seja um psicólogo; geralmente as populações destes locais estariam à margem das obrigações do Estado e da sociedade.
Esta modalidade de Psicologia é recente em nosso País e sua origemnecessariamente não começou dentro desta área, ela traz em seu histórico uma base que começa na década de 40 onde ações como “trabalhos em comunidade” eram como se denominava projetos educacionais e assistenciais coordenados pelo Estado, quando a nova conjuntura socioeconômica que se apresentava com o êxodo do campo para as cidades, estes projetos estende-se com o cunho assistencialista e paternalistapela década de 50 em nosso país, nesta época os profissionais das ciências humanas eram os operadores destes projetos.
Nos anos 60 no Brasil e no mundo há movimentos populares urbanos, onde o Estado capitalista e as necessidades básicas da população se confrontam e a participação da sociedade era ativa. Neste quadro em 27/08/1962 dá-se o reconhecimento oficial da profissão de Psicólogo noBrasil pela Lei nº 4119 onde há regulamentação e criação do curso de Psicologia. A situação socioeconômica do país gera ao lado dos pólos industriais bolsões de pobreza (vilas, bairros, aglomerações, construções irregulares em encostas, morros e terrenos alagados) enfim locais onde os trabalhadores das fábricas, indústrias, escritórios em geral podiam morar, neste quadro nossa psicologia começa aexistir com modelos teóricos e metodologias importadas mais precisamente com base no modelo norte americano, aqui no Brasil ela se estabelece se em pratica em consultórios, organizações e escolas.
Onde grandes movimentos de reivindicações populares, greves e de outras manifestações sociais há o golpe de Estado no país e os militares assumem o governo em 1964. Meado da década de 60 começa a inserçãodo psicólogo nas camadas menos privilegiadas com o objetivo de deselítização da profissão com isso essa prática traz uma significação política de mobilização e de transformação social, há uma realidade de insatisfação popular dentro e fora do país, também neste período são formadas novas turmas de psicólogos é neste momento que se começa a usar o termo psicologia na comunidade, este ligado a um...
tracking img