Psicologia multiprofissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi a partir dos anos 70 e 80 que a área da psicologia se abrangeu e deixou para trás os apenas quatro cursos autorizados pelo MEC (hoje, com mais de 488 cursos de Psicologia autorizados). Entre os cursos de psicologia há uma grande variação na grade curricular, em algumas delas devido a fatores regionais. Isso mostra o relevante crescimento na área e a necessidade de mudanças curriculares desdeas disciplinas básicas do curso, tendo assim, tanto o profissional como o ensino da Psicologia acompanhar as demandas de mercado de trabalho. Contudo, as mudanças e inovações exigidas pelas novas práticas, obrigaram o âmbito nacional a discutirem a complexidade do assunto. Desde então, em 1998 foi criado o ABEP (Associação Brasileira de Ensino e Psicologia) a fim de encontrar soluções para arealidade atual do mercado de trabalho e atualização do curso de Psicologia. Ainda assim, por maior que sejam as idéias e os requerimentos para o aprimoramento curricular do curso, o graduado precisa cursar especializações, mestrado, doutorado a fim de obter êxito em seu campo profissional. Num contexto geral, o aprimoramento do conhecimento na área cientifica é procurado vencer pela pós-graduação, oque não soluciona totalmente os problemas enfrentados, já que a pós-graduação não cobre as subáreas espalhadas pelo Brasil e o custo financeiro é muito alto para a realidade de alguns grupos de psicólogos. As discussões envolvidas acerca da formação dos profissionais de psicologia se baseiam, primeiramente, nas posições politica. Reflexões do assunto foram postas em pauta na década de 90 e noinício do presente século.
Existe também certa preocupação em remanejar o foco do estágio das áreas tradicionais como a área clínica e equilibrar com outras áreas, por exemplo: escolar, industrial, hospitalar, etc. A responsabilidade dos estágios é das instituições que também se encarregam do controle de qualidade destes através da supervisão que é a forma mais usada pelas universidades do país.Mesmo havendo variáveis podemos considerar positivas as condições de estágio em relação à média de alunos por supervisor; horas de supervisão; supervisão e controle. As instituições usam como critérios para a contratação de supervisores anos de experiência e prática ao invés de formação acadêmica, sendo que todas elas são importantes.
Um ponto negativo importante é a falta de profissionaisqualificados, titulados, competentes, para a demanda das áreas emergentes, o que é, de opinião de quase todos os envolvidos, a parte mais importante do bom funcionamento de ensino.


Mas, a perspectiva ainda é bastante relevante. As novas diretrizes curriculares dão inicio a uma nova fase onde a valorização dos projetos pedagógicos, das mudanças curriculares, as novas diretrizes foram implementadas nasuniversidades, claro, com muita cautela, pois divergências entre pontos das novas diretrizes não foram aceitas com unanimidade.
Como já mencionado, a visão e percepção do Psicólogo ainda é bastante restrita pela sociedade. Tal essas como, apenas, “psicoterapeutas”, o que, historicamente, não é surpresa já que as deficiências no processo de graduação fortalecem os recém-formados o direcionamentoaos papéis tradicionais dos psicólogos. (exclusivamente clínica.). As mudanças e exigências do mercado de trabalho trouxe a busca por um abrangente mundo onde, o psicólogo não trabalha sozinho e sim numa corporação a fim de um objetivo. Um exemplo é a Psicologia escolar, onde professores, pedagogos, diretores e psicólogos trabalham para uma solução comum, que é o ambiente escolar. Assim como aPsicologia hospitalar que direciona juntamente com médicos, enfermeiros e profissionais especificados da saúde a atingirem um mesmo objetivo sobre as pessoas as quais trabalham. Estudos revelam que atualmente no Brasil ainda não reflete o estado atual cientifico e profissional dos psicólogos, comparadamente aos grandes centros intelectuais. Tudo volta aos defeitos e dificuldades enfrentados pelas...
tracking img