Psicologia limite profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório sobre Psicologia e Medicina – Limite profissional
Palestrante: Rui Guilherme
Definição e extensão da Psicologia
De fato, como o Palestrante alerta, há uma certa tendência de categorizarPsicologia apenas como uma área de humanas. O alerta consiste na limitação do potencial da Psicologia, uma vez que apresenta está ciência como um conceito biológico, enquadrando-a como não somenteem uma área de humanas, mas também e primeiramente como uma Neurociência. Assim explorando todo esse “novo” campo como disciplinas como Neuroanatomia, Neuropsicologia e Psicofarmacologia . O que podelevar um aluno, ignorante, a refletir:
- Para que eu quero saber do cérebro, se vou apenas ouvir os meus clientes falarem sobre problemas?
A resposta nos leva a um novo conceito de estudo,aprendizagem e do conhecimento. Nossa mente e cérebro foram “divididos” nos primórdios de nossos estudos, devido a limitação tecnológica que consistia na produção de conhecimento. Assim o que tempos atrás nosajudou a padronizar e entender o comportamento, hoje nos torna obsoletos. Justificado por novos estudos, estes apontam que separar mente e cérebro seria um erro, já que os processos psíquicos docomportamento podem ser entendidos e ou apoiados pelos processos bioquímicos do nosso cérebro, da mesma maneira que experiências psicossociais interferem diretamente na estrutura do nosso cérebromodificando fisicamente a cada nova experiência. Assim há uma necessidade de entender tanto o funcionamento do cérebro quanto da mente para melhores desempenhos com nossos futuros clientes, o que nos guia aestudos contemporâneos como desenvolvimento e estimulo cerebral para saúde do ser humano.
Alguns novos estudos como o da Sociedade Portuguesa de Neurologia promovidos por Castro Caldas, estudos dapotencializarão cerebral através de recursos como memória e mapas mentais que trabalham de forma simultânea a mente e o cérebro do renomado Tony buzzan, estudos que apontam o estimulo de sinapses em...
tracking img