Psicologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS
UNIDADE 1

CURSO DE DIREITO



ALEIR ALVES - RA:
IMELDE C V - RA:
MARCELA J C F - RA:
MÁRCIO J F - RA:
PALLOMA SANTOS - RA:
VALERIA - RA:



Psicologia jurídica

Psicopatologias





















CAMPINAS/SP

2012





ALEIR ALVES - RA:
IMELDE - RA:
MARCELA - RA:
MÁRCIO - RA:
PALLOMA SANTOS - RA:
VALERIA -RA:






Psicologia jurídica

Psicopatologias





























CAMPINAS/SP

2012



ALEIR - RA:
IMELDE - RA:
MARCELA - RA:
MÁRCIO - RA:
PALLOMA - RA:
VALERIA - RA:



PSICOLOGIA JURIDICA

PSICOPATOLGIAS




INTRODUÇÃO



Psicopatologia é o estudo de estados psíquico patológico,observa os modos de vivência e de comportamentos humanos, apresentando os fenômenos anormais e definir a doença como doutrina contida nos próprios sintomas. Assim, trata-se de dar conta, não tanto dos sintomas das grandes patologias (como por exemplo, a neurose), mas em sua função, das expressões da personalidade não doente no seu extenso âmbito de atuação: consciência, orientação, temporalidade,memória e recordação nas suas diferentes dimensões, fundamentos e determinantes do pensamento, linguagem, discurso, inteligência, afetividade e percepção, agressão, obsessões, fobias, atos impulsivos, instinto e sexualidade.





















PSICOPATOLGIA

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)



O Toc é um transtorno psiquiátrico bastantecomum, que se caracteriza pela presença de obsessão e ou compulsões severas que ocupam boa parte do tempo do paciente, na execução do ritual, causando desconforto e comprometimento do seu desempenho profissional ou escolar e seus relacionamentos interpessoal. Pode ser leve ou severo o suficiente para incapacitar seus portadores.

Manifestações mais comuns são: Necessidade repetidade lavar as mãos ou objetos como louças, fazer verificações e contagens.

Obsessão: tem a mente invadida por pensamentos , palavras ou frases que não conseguem afastar mesmo que achem absurdas . Isso pode durar horas durante o dia .É comum terem medo exagerado e por isso evitarem tocar em trincos de portas , sofás , moveis ,dinheiro corrimão de escadas ou freqüentarem lugaresconsiderados sujos ou contaminados .

Toc é um transtorno crônico que muitas vezes se inicia na infância e acomete principalmente indivíduos jovens ate 30 anos. Acomete levemente mis mulheres, sempre vem acompanhado de muita angustia aflição, sentimento de impotência, diminuição a auto-estima e eventualmente depressão.

Muitos pacientes têm vergonha de seus rituaisou de seus pensamentos obsessivo, e por isso procuram esconde-los de seus familiares e das demais pessoas para realizar os atos que eles mesmo consideram absurdos . Os familiares não toleram as manifestações do Toc que interferem de forma acentuada nas rotinas da própria família do paciente. Os tratamentos mais efetivos no momento incluem o uso de certos medicamentos, inicialmente utilizados notratamento da depressão, que posteriormente se descobriu serem efetivos também do TOC, e algumas técnicas psicoterapias chamadas de cognitivas e comportamentais.

Ex: O cantor Roberto Carlos sofre de toc, tem compulsão pela cor azul, para ele tudo tem que ser nesta cor.



PSICOPATOLOGIA

TRANSTORNO BIPOLAR



No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome depsicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente, ou então investindo em empreendimentos acreditando que...
tracking img