Psicologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA JURIDICA

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE I

Discinplina: Psicologia Jurídica - Professora : Sonia Cristina de Oliveira

Ao final da unidade você precisa ser capaz de saber :

1. Resumidamento o nascimento da Psicologia como ciência.
2. Conceito atual de Psicologia e significado de comportamento.
3. Quais escolas Psicologicas atuais
4. Objeto comum entrePsicologia e Direito fundamentado
5. Razões da crise instalada na ciência e qual a solução proposta pelo autor
7. Saber fundamentar essa afirmativa do autor “O homem é um cidadão de dos mundos concomitantes: Reino do ser e do dever-ser”
8. O que significa os conceitos: Psicologia Jurídica,Forense,Criminal, e Judiciaria.
9. Importância e aplicabilidade da psicologia Jurídica.

Referências disponivele-mail da sala e na xerox beira rio.

1. O que é psicologia
2. A evolução da ciência Psicólogica
3. Psiologia e Psicologia Jurídica – Capitulos 1 e 2 livro de Jorge Trindade
4. Artigo Psicologia Jurídica – da revista Jurídica.

Obs. Data de discussao e entrega: 27/020 a 02/03/2012. Cada turma no seu dia e horario da disciplina de psciologia. Exemplo: turma GD aula dia 28,trabalho dia 28.

1- O fundador da psicologia como ciencia foi Wilhelm Windt (1832-1920). Em 1879, na universidade de Leipzig, na Alemanha , Wundt criou o primeiro laboratorio experimental de psicologia.
Este foi o marco historico da psicologia como ciencia . a psicologia separa-se da filosofia e torna-seciencia. (HEIDBREDER, 1981).
Ele ultiliza os mesmo metodos experimentais das ciencias naturais, particularmente as tecnicas utilizadas os mesmos metodos experimentais das ciencias naturais, particularmente as tecnicas utilizadas pelos fisiologistas da. Wundt acreditava que os psicologs deveriam investigar os “processos elementares da consciencia”(experiencia imediata), suas combinaçoes erelaçoes, da mesma forma que os quimicos estudam os elementos fundamentais da materia.
Os psicologos deveriam estudar a consciencia humana e as experiencias sensoriais fazendo uso do metodo da introspecçao anaitica, na qual o psicologo se concentrava em seus proprios movimentos psiquicos internos tentando descobrir e relacionar as estruturas que levam a causa a consciencia , ou seja ,é o exame do proprio estado mentao.

2- A psicologia e a ciencia que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos , razao , inconsciente, e o comportamento humano e animal. Para estes fins há varios metodos, como a observaçao , estudos de caso, estudos em neuropsicologia são as personalidades desviantes , com comporatamentos inadaptaveis, chamados de patologia.
Apsiclogia procura explicar, prever e modificar os comportamentos. A psicologia e uma ciencia consederada das areas sociais, ou humanas, portanto e estudada tanto em metodo quantitativo como em metodo qualitativos. Estes metodos aplicam-se ao estudo dos processos psiquicos, geradores de comportamentos.
Os estudos classicos em psicologia baseavam-se justamente nos comportamentos, que eramdiretamente observados, que faziam com que o psicologo inferisse um processo psiquicos na sua origem; porem, com os avanços das nerociencias, na actualidade, tambem e possivel , mesmo que rudimentarmente, estudar os processos psiquicos na sua origem. A introspecçao e outro metodo para chegar aos processos conscientes, e a livre-assosciaçao aos processos inconscientes.
existem variosoutros metodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais processos mentais. Cabe à psicologia , estudar questoes ligadas a personalidade, a aprendizagem, a motivaçao, a memoria, a inteligencia, ao funcionamento do sistema nervoso, e tambem a comunicaçao interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual , a agressividade , ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapeuticos,...
tracking img