Psicologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA INFANTIL


“Na década de 80, com o ressurgimento dos movimentos populares no Brasil e o começo da reconstrução democrática, emerge com mais forca a preocupação com as causas dos problemas sociais. A pratica repressiva sobrepõe a pratica assistencial e o projeto "Alternativas de Atendimento a Meninos e Meninas de Rua" surge objetivando montar cooperativas de trabalho -picolezeiros, engraxates, etc. - visando à promoção da auto-sustentação financeira dos menores”


(http://base.d-p-h.info/pt/fiches/premierdph/fiche-premierdph-424.html Cidadania e direito : a luta das crianças de rua no Brasil Cristiana TRAMONTE 01 / 1993)


1.0. TEORIAS DE PIAGET VYGOTSKY E WINNICOTT.
As teorias de desenvolvimento se submetem e auto se delimitam na realidade do individuosocializado ou marginalizado. A forma de entender cada um, produz um efeito estratégico para enfatizar os principais objetivos de examinar e lançar propostas de soluções inatas. Portanto coube a sociedade julgar os processos e métodos usados por cada pesquisador, em impetrar “resultados”, positivos ou negativos, mas obtendo-os em resposta ao processo de desenvolvimento do ser humano.
O estudo doDesenvolvimento aborda as reações ordenadas com mudanças neurológicas e fisiológicas relativamente duradouras de acordo com vários fatores, um deles é o ambiente em que segundo algumas teorias influenciam na maioria das vezes o comportamento de indivíduos dividindo e vinculados em um lugar, reforçando e mudando o espaço – e sendo conseqüentemente mudados - de acordo com regras, leis e entre outras.Se levarmos em conta esta abordagem do “meio” como um dos fatores de importância ao qual é relevante para entender um dos maiores problemas da sociedade de hoje, que por sua vez conecta um dos mais famosos teóricos: L. S. Vygotsky, com a tentativa de entender o processo cognitivo do desenvolvimento na criança, com suas teorias e com mais outras que relevam e ajuda a entraremos na questão deMeninos e Meninas de rua, visando entender as causas que giram em torno do tema proposto.
O teórico Piaget nos propõe um raciocínio “lógico ativo” a respeito do desenvolvimento da criança. Em que a infância pode ser estabelecida em ciclos evolutivos, desde a sua concepção até seu perecimento. Estes ciclos para Piaget são chamados de “Estágios”, em que este pauta detalhadamente (através deobservações rigorosas) o desenvolvimento, assim chamado de “Desenvolvimento Cognitivo”.
Podemos apregoar que através de cada um desses estágios, a criança adquire seu conhecimento próprio, internalizando seus novos conceitos adquiridos em cada fase, com isso obtém-se também o amadurecimento. Ao longo do tempo a criança adquire experiências próprias, que segundo Piaget, traz o que se chama de Equilíbrio,entre a criança e o ambiente, assim para ele, a criança alcança inteligência e capacidade para executar distintos tipos de funções, como; andar, comer sozinho, ler, discernir objetos um do outro, relacionar-se etc. Isto é; a criança ativa para aprender a interação no meio exigente. Para ele não é necessário que em todas as crianças ocorra o desenvolvimento da mesma forma, mas chegam ao mesmo nívelevolutivo.
Ao longo dos anos a criança cresce e vira adulta, e já tem dentro de si todas as informações precisas aprendidas ao decorrer de sua vida, contudo ele se adaptou a realidade (realidade construída por ela mesmo) organizada e associada ao seu conhecimento evoluído. Tal evolução (contínua e gradual) é constituída através da genética, pois Piaget explica que foi instituída pelo“Equilíbrio” entre o ser e o espaço.
Vygotsky discordava a respeito da Teoria proposta por Piaget, ele não notou em nenhuma criança os mesmos traços dos estágios postulados por este. Vygotsky associa a internalização do conhecimento que foram obtidos através da comunicação social, pelo ambiente externo. Ele explica que as construções de valores e o caráter do individuo se dão pelo tempo através de...
tracking img