Psicologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E A CHEGADA DE UM IRMÃOZINHO?

 E quando chega um irmãozinho? Um novo membro na família?
Nesta situação, podemos ter aspectos muito positivos e outros nem tanto, mas na grande maioria das vezes esta adaptação a uma nova configuração de família, depende muito da maneira com os pais irão conduzir, se posicionar com relação a este momento, de como a família vem se engendrando até então, além dafaixa etária de desenvolvimento da criança, que tem suas características próprias, e sendo assim, alguns momentos (relacionados a idade cronológica/de desenvolvimento) são realmente mais propícios que outros para se receber alguém com o qual vai se dividir TUDO, a vida, o tempo, os brinquedos, e principalmente a atenção pais.  Vamos falar de cada um destes aspectos de forma mais detalhada.
Bem,em um primeiro momento, vamos destacar os benefícios da vinda de um irmão para toda a família, principalmente nos casos em que se tem um filho único. 
Vejam só, para a criança que recebe o irmãozinho, os benefícios são inúmeros com relação a sua constituição como pessoa. Quando se tem um irmão, normalmente, se aprende realmente a dividir, a se relacionar com o outro de forma mais solidária,generosa,  apesar de isto não parecer uma realidade em muitos momentos, em função dos conflitos que comumente percebemos nas relações entre irmãos, mas é justamente na condução da resolução destes conflitos é que se tem a grande oportunidade de desenvolver-se estes valores humanos que são tão importantes para a vida em sociedade e para ter-se a possibilidade de maior êxito e felicidade. Quando olhamosé claro do ponto de vista dos relacionamentos, que no final das contas são o que acabam por conduzir nossas vidas, relacionamentos afetivos entre família, de amizade, de enlace amoroso, relacionamentos na escola, no trabalho, na vida em geral.
É certo que com isto, não estou afirmando que uma pessoa que não tenha irmãos não terá bons relacionamentos, de forma nenhuma, mas que ter irmãos é umagrande oportunidade de exercitar o relacionamento entre iguais e desenvolver valores humanos. E a decisão de ter filhos ou mais filhos é pessoal/familiar que devendo levar em conta os desejos, as condições emocionais e reais para se colocar neste mundo mais um ser humano. Porque digamos de passagem, esta é a decisão mais definitiva desta existência, afinal não existe ex-mãe ou ex-pai, não é!? Quanto aos aspectos negativos, me refiro as consequências de uma condução pouco adequada deste momento. O que seria, em linhas gerais, uma condução pouco adequada? Principalmente, não prestar atenção nesta criança que espera o irmãozinho, e não prestar atenção nela neste momento, significa não olhar para ela como uma pessoa única, que tem sentimentos próprios, não procurar entendê-la pela sua ótica decriança, tomar os comportamentos/atitudes desta criança pela ótica de um adulto, que tem instrumentos e vivências que ela não tem. Algum ciúme ela vai sentir, é uma reação normal, está chegando um outro alguém que vai lhe "tomar" a metade de tudo, e logo no início, na verdade vai "tomar" muito que mais que a metade. 
Os pais precisam ter paciência, ouvir a criança e incluí-la neste momento (paranão gerar ou alimentar o sentimento de estar sendo excluído), é muito importante, ouvir o que ela fala em palavras, quando a indagamos sobre seus sentimentos, e também "ouvir" seus comportamentos. Porque muitas vezes ela não vai falar em linguagem verbal.
Ela pode apresentar comportamentos não usuais, que não faziam parte de seu repertório antes da chegada do irmão, como: tornar-se mais arredio,tímido, agressivo e/ou ainda choroso. Relutar em aceitar os pedidos dos pais. Regredir em comportamentos que já havia adquirido: voltar a fazer xixi e/ou cocô nas calças, não dormir bem durante à noite, voltar a usar chupeta, não querer mais frequentar a escola tranquilamente. Estes são exemplos de alguns comportamentos que podem acontecer quando há uma dificuldade de adaptação com a chegada de...
tracking img