Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho apresenta informações acerca da área de atuação do psicólogo hospitalar. Para isso foram pesquisados livros e artigos sobre o tema e foram feitas entrevista com dois profissionais da área, buscando saber como é a atuação do psicólogo hospitalar. O psicólogo hospitalar tem o objetivo de ajudar o paciente e seus familiares, tratando aspectos psicológicos emtorno do adoecimento e buscando meios para que essas pessoas passem por tal experiência da melhor maneira possível.

Palavras-chave: Psicólogo hospitalar, área de atuação do psicólogo.

O nome psicologia refere-se tanto a uma área de conhecimentos científicos como a uma profissão reconhecida e regulamentada por lei. Assim a psicologia é vista hoje como uma área do conhecimento identificada comouma ciência independente, ou seja, uma ciência que se diferencia das demais ciências possuindo um objeto de estudo próprio e metodologias para o estudo desse objeto. (FIGUEIREDO E SANTI, 2003). Enquanto profissão a psicologia possui uma diversidade de atribuições que lhes são próprias e que permite diferenciá-la das demais profissões possui também uma diversidade de possibilidades de atuaçãoprofissional.
No Brasil a psicologia foi regulamentada como uma profissão através da lei no. 4119 de 27 de agosto de 1962. Essa lei dispõe sobre como se dará a formação dos psicólogos e sua atuação profissional permitindo que o psicólogo graduado possa concluir a graduação em três titulações, bacharel, licenciatura e psicólogo, que os habilitam para o exercício da profissão em diferentes modalidades.Para atuação profissional enquanto psicólogo é exigido por lei que o profissional esteja inscrito nos conselhos que regulamentam e fiscalizam a profissão.
A psicologia como a ciência busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. A psicologia é um conjunto de vários domínios. Têm psicólogos que realizam pesquisa básica, outros fazempesquisa aplicada, e alguns prestam serviços profissionais.
“A psicologia se desenvolveu a partir da biologia e da filosofia, com o objetivo de se tornar uma ciência que descreve como pensamos, sentimos e agimos.” (apud Myers, 1999, p. 1).
O objeto de estudo da psicologia tem variado ao longo do tempo e sua pré-história confunde-se com a própria historia da filosofia. Antes de 300 a.C., ofilósofo grego Aristóteles teorizou sobre temas como aprendizagem e memória, motivação e emoção, percepção e personalidade.
Segundo Meg Gomes Martins (2005) “O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua na educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça e comunidades com o objetivo de promover, o respeito à dignidade e integridade do ser humano”. (p.12)
A autora afirma que asatribuições profissionais do psicólogo são:

“Estuda e analisa os processos intrapessoais e relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações.
Aplica conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatoresdeterminantes das ações e dos sujeitos, em suas histórias pessoais, familiares e sociais, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais.
Analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicossociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico;
Promove a saúde mental naprevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial;
Elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para conhecimento das condições do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsíquicos e das relações interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento...
tracking img