Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA HOSPITALAR

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SÃO PAULO / 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...............................

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a Psicologia Hospitalar. E, por meio de pesquisas acadêmicas e entrevistas com profissionais da área, o grupo pretende elencar os principais tópicos que envolvem o tema.
A Psicologia é uma área ampla que permite aatuação em diferentes campos. Nos últimos tempo, sobretudo no Brasil, um leque imenso de áreas passaram a incorporar o profissional em Psicologia em suas atividades cotidianas.
Com a Psicologia Hospitalar no Brasil não foi diferente. A medida em que, a complexidade se agravava nos ambitos hospitalares, percebeu-se a necessidade de contar com este profissional na atuação direta com os pacientes.
Destaforma, a partir da década de 1970 o país começou a contar com a presença de psicólogos em alguns hospitais. Porém, esse processo segue em plena construção.
Durante muito tempo, o profissional em Psicologia se limitava a contemplar sua prática clínica nos ambientes hospitalares, fato que, em muitos casos, acabava por impedir que seu trabalho fosse eficiente e contributivo para com o ambiente macrodo hospital.
Hoje em dia, encontramos psicólogos atuantes em quase todos os hospitais do país, desenvolvendo atividades eficazes, voltadas a área da saúde e sobretudo, ao ambiente hospitalar, através de uma prática interdisciplinar, contribuindo significativamente para a melhoria da condição do paciente, gerando conhecimento e colaborando com os cuidadores.
Todavia, por estar em constanteevolução, a Psicologia hospitalar apresenta lacunas que precisam ser preenchidas para que o psicólogo tenha melhores condições de trabalho e assim, possa contribuir de maneira mais significativa e evidente em seu processo de atuação.

CÁPITULO I

Parte Teórica

1.1 Psicologia Hospitalar

A Psicologia hospitalar é a especialidade da Psicologia que atua diretamente com pacientes, familiares eprofissionais da equipe de saúde, buscando desta forma, resgatar a singularidade do paciente, assim como, suas emoções, crenças e valores.
Inserida num contexto interdisciplinar com outras áreas da saúde, a Psicologia hospitalar pode ser definida como um conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as vertentes psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes noambiente hospitalar.
Desta forma, podemos dizer que a atuação da Psicologia no campo hospitalar trata dos aspectos psicológicos que lida com a dimensão afetiva e emocional que envolve todo o processo do adoecimento.
O objetivo principal da Psicologia hospitalar é ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento, trabalhando todos os aspectos psicológicos e não as causas psicológicas,diferentemente do que imagina o senso comum.
O trauma somado pelo conjunto e ambiente hospitalar pode ser amenizado através do tratamento psicológico. É crescente o número de hospitais que tomam consciência da importância de se manter profissionais da área de psicologia para o atendimento de seus pacientes, principalmente nas situações que envolvem diagnósticos de doenças como o câncer, a AIDS, ainternação em UTI e em casos de amputação de membros.
É a partir da Psicologia hospitalar que vem se descobrindo o modo concreto de um dos preceitos máximos da Psicologia que é o da cura através das palavras.
Portanto, a Psicologia hospitalar não trata exclusivamente das doenças com causas psicológicas, denominadas de psicossomáticas, mas sim, de todos os aspectos existentes a qualquer doença.1.2 Histórico da Psicologia Hospitalar no Brasil

A atuação da Psicologia nos campos hospitalares no Brasil é historicamente recente. Há registros de que os primeiros psicólogos ingressaram nos hospitais de forma lenta e gradual a partir da década de 50 e suas contratações eram inicialmente, para a aplicação de testes psicológicos, para a realização de psicodiagnósticos ou para a área...
tracking img