Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA








2.1 O impacto da doença para a família e para o membro hospitalizado


O processo de adoecer na maioria dos casos traz uma configuração da falta de sentido para o próprio significado existencial do individuo. É como se tudo o que havia concebido na vida antes da hospitalização desmoronasse e perdesse a configuração com o real pela possibilidade doadoecer, do internamento e das suas implicações de sua ocorrência. (FERREIRA, 1992).
A luta contra uma vida melhor é grande e apesar das limitações que a própria doença impõe o paciente tanta levar uma vida decente. Mas no contexto hospitalar a perspectiva de vida é ainda mais baixa. Por estar no âmbito hospitalar o medo e a angústia toma conta do paciente, muitas vezes atrapalhando otratamento, ainda assim abalando a estrutura emocional e psicológica. Segundo Schneider:


Observa-se que doença gera uma série de limitações, restrições e incapacidade ao paciente, exigindo muitas vezes cuidados sistemáticos; porém toda a equipe de saúde e até mesmo os familiares deste enfermo, mesmo em regressão, dependente e passivo pudesse de certo modo viver uma vida normal,considerando as restrições sociais ou psíquicas que houvessem ( Schneider,1976, p.156)


A hospitalização é um processo bastante complicado para que a família consiga elaborar, na maioria das vezes quando são informados de um internamento de um dos membros os familiares se deparam com um choque inicial e sentimentos de negação. Existe uma recusa à incapacidade de aceitar sua condição.Em um segundo momento é mobilizado raiva, fúria e inveja, havendo questionamentos sobre o porquê daquela situação, chegando a invejar a saúde dos outros. Existe uma tentativa de barganhar ou adiar o inevitável. Os familiares assim como o paciente buscam negociar com Deus, procurando fazer promessas, relacionada à saúde do enfermo. E por fim há uma possível aceitação em relação a condição do enteenfermo assim como o próprio paciente também diminui a sua agitação prévia e aumenta a expectativa tranqüilizando a família. (KUBLER-ROSS, 1987).
A notícia de uma internação diante de uma doença impõe ao paciente seqüela permanentes, o desejo e resgate do estado anterior que é perdido. Paciente e família passam por um processo de desorganização, passando por um processo adaptativo, cujodesafio é encontrar uma nova equação de equilíbrio para o sistema, que admita e absorva a inexorabilidade da enfermidade, mas que possa ser qualitativamente a vida.
Moura (1991) afirma que o paciente traz, com a doença a sua história, a gravidade do caso clinico, a incerteza do diagnóstico e a imprevisibilidade da evolução do tratamento. A fragilidade da condição humana diante de um processo dehospitalização é algo complicado, pois replante diante da própria conceituação que o paciente possa fazer de si mesmo em termos de realidade existencial. É como se a hospitalização trouxesse a condição de levar cada paciente a um processo de revisão da sua própria vida.
O paciente tem uma sensação de desamparo e abandono quando é hospitalizado. Pois perde sua rotina, e seus vínculos, ocontexto hospitalar impõe outras formas de vida. É perdida totalmente a noção de tempo e de espaço. Isso causa uma aflição ainda maior ao membro hospitalizado. Estar hospitalizado implica em mudanças drásticas, uma mudança estressante tanto para o membro como para toda a família. (TAHKA,1988)
Portanto a família tem um papel fundamental durante a hospitalização do ente enfermo, tendo a difíciltarefa de acompanhar o tratamento, de estar sempre presentes a os possíveis estágios tendo que compartilhar com ele suas perdas, limitações que a doença impõe,

















2.2 A relação da família com um dos membros hospitalizados




A família representa para a maioria das pessoas um esteio de suma importância tanto que tange a estruturação dos seus vínculos que tem um referencial de...
tracking img