Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS – UNIP


PSICOLOGIA HOSPITALAR
Entrevista com o profissional

Entrevista realizada com um profissional da área de Psicologia Hospitalar apresentado à disciplina Psicologia, Ciência e Profissão.
Orientadora: Prof.ª Helen

Entrevista realizada com um profissional da área de Psicologia Hospitalar apresentado à disciplina Psicologia, Ciência e Profissão.Orientadora: Prof.ª Helen

CAMPINAS - SWIFT
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. O QUE É PSICOLOGIA HOSPITALAR?...............................................................05
3.ENTREVISTA.........................................................................................................06
4. CONCLUSÃO.........................................................................................................14
5. ANEXOS.................................................................................................................15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................16
INTRODUÇÃO

O QUE É PSICOLOGIA HOSPITALAR?* Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela trata das causas psicológicas existentes em toda e qualquer doença.
* O Psicólogo Hospitalar atende não só aos pacientes, como também a família do mesmo, a comunidade no qual o psicólogo atua, membros da equipe multidisciplinar e administrativa, mas tudovisando o bem estar físico/emocional do paciente.
* Tem como foco o acompanhamento e avaliação dos processos psíquicos do paciente que tem que enfrentar um procedimento médico, visando a promoção e recuperação do paciente em nível físico, emocional e psicológico.
* O psicólogo não deve diagnosticar a doença, mas sim o que a doença faz o paciente sentir.
* O trabalho daPsicologia Hospitalar inserida neste contexto propicia ao paciente  uma melhor adesão ao tratamento médico, recuperação mais rápida e, consequentemente, menor tempo de permanência no hospital, menor utilização de serviços médicos e, por conseguinte, redução de custos com assistência médica.

ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE
PSICOLOGIA HOSPITALAR

1. Quais são as atividades comopsicólogo, especificamente no contexto hospitalar?

“O psicólogo hospitalar trabalha com a questão do acolhimento, com a questão das dificuldades emocionais. A gente trabalha com crianças hospitalizadas, e a criança vem para o hospital com uma situação atípica, numa situação totalmente fora daquilo que ela estava anteriormente, então a gente faz o acolhimento, orienta, às vezes dá suportepsicológico aos pais, porque precisa muito, a família é o suporte dessa criança.
Quando vem essa família pra cá, ela vem debilitada, ela vem desmoronada, muitas vezes dependendo da doença, mas tudo isso independente da patologia, desestabiliza o emocional dessa família. E também a estranheza do ambiente para a criança, tudo é diferente. Então a gente dá esse suporte psicológico tanto pra criança quanto pra família, que é um trabalho de orientação, um trabalho de trazer essa criança pra mais perto da realidade da casa dela.
A gente tem atividade lúdica, tem jogos, brincadeiras, esse tipo de acolhimento. Quando essa criança vai ficar muito tempo hospitalizada, mais que 15 dias existe um trabalho aqui nesse departamento, chamado classe hospitalar que é um trabalho feito por pedagogos, onde traz-seas atividades da escola pra cá e fazem um acompanhamento com essa criança, ou seja quando a criança volta pra escola ela já esta totalmente contextualizada, não tem nada faltando de conteúdo, é aplicado prova e são feitas pesquisas também.
Só que existe uma preocupação desses profissionais em respeitar o momento da criança, se a criança não tem condições de fazer aquelas atividades a gente não...
tracking img