Psicologia histórico-cultural e desenvolvimento da atenção voluntária: novo entendimento para tdh.

914 palavras 4 páginas
De acordo com Leite & Tuleski (2011) este artigo discorre sobre o desenvolvimento da atenção voluntária de acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, tendo como objetivo, possibilitar uma nova compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Esta nova compreensão vai bater de frente com as concepções hegemônicas a respeito da temática, entendido como decorrente de desajustes no organismo do sujeito. Ao decorrer do texto as autoras concluem que; “a perspectiva teórica utilizada possibilita não apenas um novo olhar para os problemas de desatenção e comportamentos hiperativos, mas também novo planejamento de práticas capazes de promover o desenvolvimento da atenção”.

O artigo completo, desde resumo a considerações finais encontram-se nas seguintes paginas desta revista, de 111/119. O artigo está dividido em 03 capítulos, estando eles na seguinte ordem: 1° Do “reflexo de orientação” à atenção voluntária: o caminho de humanização proposto pela Psicologia Histórico-Cultural; 2° O processo de desenvolvimento da atenção: do interpsicológico para o intrapsicológico; 3° Das possibilidades educativas que se abrem na contramão da concepção hegemônica.

As autoras tiveram como foco principal fazer uma reflexão sobre o fato de como atualmente é tratado o Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). De acordo com o que foi lido, Atualmente, a forma mais comum e aceita para esse tipo de tratamento esta relacionada à ideia de que indivíduos com TDAH têm problemas na transmissão e recaptação de neurotransmissores como a norepinefrina e a dopamina. As explicações mais comuns para esse padrão persistente de desatenção é compreendido como sendo um desajuste no organismo do indivíduo. Ou seja, um problema de etiologia genética. Porém as autoras ressaltam que: “É importante destacar que a origem genética do problema não está completamente confirmada, no entanto, pesquisas nesta direção servem para reforçar a opinião de que o ambiente não contribui

Relacionados

  • APRENDIZAGEM e desenvolvimento humano
    66883 palavras | 268 páginas
  • MANUAL CLINICO
    233974 palavras | 936 páginas