Psicologia geral e experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA


TÍTULO: UMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLOGICA PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO.





NOME: Moisés Batista da Silva – RA: B3487H-9




























Santana de Parnaíba
2012
RESENHA

Artigo científico UMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DO PROCESSODE INVESTIGAÇÃO, tema este, que tem como principal objetivo uma ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ENQUANTO UMA CONTRUÇÃO ATRAVÉS DE UMA REDE DINÂMICA DE SIGNIFICAÇÕES.
O artigo me chamou atenção pelo fato de investigar as interações existentes entre as crianças de 0 a 3 anos, mãe e educadoras de quando as crianças são inseridas nas creches e as possíveis influências contidas neste contexto.Sendo assim, é apresentada uma perspectiva teórico-metodologia, que propõe uma rede de significações, de configuração semiótica, para compreender o desenvolvimento humano. Esta rede estrutura um “meio” que, a cada momento e situação, captura e recorta o fluxo de comportamentos das pessoas, tornando-os significativos naquele contexto. Constitui, assim, um importante mediador de seu desenvolvimento nasituação interativa. Esta perspectiva foi inicialmente elaborada para o estudo de inserção de bebês em creche, proposta para análise de situações variadas.
O artigo inicia-se com uma seguinte citação:
“UBUNTU UNGAMNTU NGANYE ABANTU”
“Pessoas são pessoas através de outras pessoas”
(Ditado Xhosa – língua materna de Nelson Mandela)
A epígrafe acima, segundo os autores deste artigo cientifico,resume a concepção sobre o desenvolvimento humano. E assim descrevem um pouco da história e das condições de produção das idéias: Nos últimos 20 anos, os trabalhos de pesquisa do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) têm tido por objetos centrais de estudo os processos de desenvolvimento humano e a educação de crianças pequenas em espaços coletivos.Os projetos do CINDEDI têm se pautado pelo compromisso de integrar, dinamicamente, teoria, pesquisa e trabalho junto à comunidade. Estes é constituído por docentes, técnicos e estudantes em graduação, pós-graduação e pós-doutoramento, em uma equipe que, ao londo desses anos, cresceu mito, reunindo atualmente psicólogos, pedagogos, médico, biólogo, auxiliar de enfermagem e nutricionistas, dentreoutros.
O desenvolvimento de projetos de pequisa e atuação prática, marcados pela característica interdisciplinar da equipe, propiciaram um avanço na discussão teórica do grupo a respeito dos complexos processos de desenvolvimento humano. Sendo assim, o artigo a seguir tem por objetivo apresentar essa perspectiva, que ainda se encontra em construção. Inicialmente ela foi elaborada para o estudo desituações relacionadas à integração do bebê, de sua família e da educadora, por ocasião do ingresso das crianças na creche.

Alguns tópicos foram abordados, para a investigação e desenvolvimento desta pesquisa:

CONCEITOS BÁSICOS DA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA.
Proposta fundamentada em um conjunto de pressupostos teóricos, em especial em autores sócio-históricos, co Vygotsky(1991,1993) e Wallon (1949,1959), reunidos na coletânia de Werebe & Ndel-Brulfert (1986). A partir desses pressupostos, pode-se dizer que o desenvolvimento humano é um processo que se dá no nascimento à morte, dentro de ambientes culturalmente organizados e socialmente regulados, através de interações estabelecidas com parceiros, nas quais cada pessoa (adulto ou criança) desempenha um papel ativo.
Asrelações sociais que se criam são continuamente co-construídas a partir de inter-ações, isto é, de ações partilhadas e interdependente que são estabelecidas entre as pessoas. No processo interativo, portanto, o conjundo das ações possíveis de serem realizadas e o fluxo dos comportamentos são delimitados, estruturados, recortados e interpretados pela ação do outro e, também, por um conjunto de...
tracking img