Psicologia Geral e experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sobre Psicofísica, defina:
a) Detecção: É detectar a presença de alterações de energia no ambiente, ou seja, a presença de estímulos sejam estes olfativos, gustativos, visuais, auditivos etc. Para ocorrer a detecção é preciso haver um mínimo de energia presente, que corresponde ao limiar absoluto.
b) Método dos Limites: É a determinação de um limiar absoluto através de um valor de estímuloimperceptível (subliminar) e aumentá-lo, gradativamente, até ser percebido pelo sujeito. Mas, devido a insuficiência de apenas uma determinação, houve a necessidade de várias determinações e de apresentar alternação de séries de estímulos descendentes e ascendentes visando compensar os erros de habituação de série que podem ocorrer na determinação de um limiar pelo método dos limites.
c) Métododos estímulos constantes: Neste método, apresentam-se, repetidas vezes, valores de estímulos muito próximos ao suposto limiar (que deve ser estimado previamente por algumas séries do método dos limiares). Num experimento ideal, os valores de menor magnitude serão subliminares (nunca serão percebidos em cada tentativa em que forem apresentados).
d) Discriminação: É saber quanto dois estímulos devemdiferir para que sejam percebidos como diferentes. É preciso definir em que dimensão se dá a diferença, pois duas luzes, apesar de terem a mesma cor, podem ter brilhos diferentes ou, ao contrário, podem ter cores diferentes e brilhos iguais. O propósito é determinar o limiar diferencial, isto é, a mínima diferença, perceptível pelo sujeito entre dois estímulos.
2- Faça a distinção entre atenção,vigilância, atenção seletiva e atenção dividida. Vigilância – está focado á tudo. Atenção seletiva- pode deixar passar algo. Não está focado em tudo. Atenção dividida- Quando focamos em uma coisa, mas também prestamos atenção em outra. Simultaneamente.
3- O que você aprendeu por constâncias perceptivas? Em algumas ocasiões o objeto não sofre modificações e que o mesmo não ocorre com a imagem daretina. Apesar das modificações ocorridas no estímulo visual em nossas retinas, nossa percepção do objeto permanece constante. Este fato é denominado constância perceptiva e abrange tanto a percepção de tamanho, quanto a percepção de orientação, forma, cor e brilho dos objetos. É graças às constância perceptivas que continuamos percebendo nossos semelhantes e os objetos do nosso ambiente comocoisas relativamente constantes e não como monstrinhos submetidos a infindáveis metamorfoses.
4- Cite as principais características de constâncias de cor e luminosidade para constância da forma e constância de tamanho. Para constâncias de cor e luminosidade é a tendência de perceber um objeto com possuindo a mesma cor e brilho, apesar das modificações na iluminação. Na constância da forma é atendência de reconhecer a forma de um objeto, apesar das modificações havidas no formato da imagem retiniana devidas à mudança na posição do objeto. E para a constância de tamanho é a tendência de perceber os objetos como tendo sempre o mesmo tamanho, apesar da diminuição ou do aumento ocorridos na imagem retiniana, decorrentes do afastamento ou aproximação dos objetos.
5- Qual a influência daconstância de localização para a constância de objeto? Nos permite julgar estáveis objetos no espaço, apesar de sua localização variável no campo visual. Independente de todas as influencias que o objeto recebe, percebemos que ele não muda continua da mesma forma, tamanho e no mesmo lugar.
6- O que você compreende por ilusão perceptiva? É a percepção incorreta dos estímulos, isto é, os mecanismosperceptivos nos levam a perceber errado o ambiente. Estes erros perceptivos ocorrem devido a dois fatores: no caso das ilusões visuais e devido a modificações no organismo como quando estamos com sono, hipnotizados ou sob a ação de drogas. Estas ilusões perceptivas podem ser entendidas como portas de acesso à compreensão dos sistemas de percepção, pois elas atuam sobre os mesmos mecanismos que, frente...
tracking img