Psicologia forense comportamento agressivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
risco iminente. Essa resposta reflexa é determinada geneticamente e desencadeada neurologicamente por uma estrutura nervosa, chamada amigdala cerebral.
Ao contrário do ato agressivo único, o comportamento agressivo é um conjunto de ações repetidas no decorrer do tempo e indica um sintoma de algum transtorno psiquiátrico. Mesmo o ato agressivo isolado deve ser elucidado à luz da avaliaçãopsiquiátrica, porque pode ser um indício de doença mental encoberta.
O doente mental não é mais agressivo que a população em geral. Mesmo que os meios de comunicação mostrem casos de esquizofrênicos que matam pessoas, esses casos são a exceção , não a regra. A maioria das situações envolvendo comportamento agressivo ou violento está em outros domínios classificatórios, como usar da força para obterganhos materiais, status, o prazer sádico, vingança ou mesmo afirmação de algum dogmatismo ou fundamentalismo religioso ou político. Esse domínio engloba pessoas com características antissociais.
Quando o comportamento agressivo está dentro do domínio de doença mental tratável, esse comportamento raramente isenta o infrator da sua responsabilidade criminal, exceção feita às doenças psicóticas quecomprometem o juízo crítico do portador, por incapacitá-lo de enxergar a realidade.
O uso de substâncias é de longe a causa mais frequente de comportamento agressivo. Vimos recentemente o assassinato do cartunista Glauco em São Paulo ,o que reforça essa estatística. Os outros transtornos relacionados com comportamento agressivo são: a Esquizofrenia, o Transtorno afetivo bipolar, Transtornos dePersonalidade e Transtornos de Conduta. O comportamento agressivo pode ocorrer transitoriamente em quadros orgânicos, quando há uma oscilação de consciência, por desequilíbrio metabólico, o que ocorre em pessoas internadas por diferentes doenças físicas. O nome dado a esse quadro de flutuação de consciência e rebaixamento do controle dos impulsos é Delirium. Outra causa de agressividade é a demência,por haver uma perda das funções cognitivas, incluindo a avaliação dos próprios atos.
Se a causa for produzida por alguma doença clínica de ordem médica geral, devemos tratar a doença básica e excluir outras possíveis patologias psiquiátricas. Não menos frequentes estão outras doenças psiquiátricas percentualmente menos comuns como o transtorno de controle de impulsos, transtorno de ajustamento,transtorno de estresse agudo , transtorno explosivo intermitente e bullying entr
Por: Wagner
A Agressividade é constitucional e necessária para auto conservação e conservação da espécie, porque possibilita nos posicionarmos nas situações e construirmos coisas. Ela está relacionada à ação
Todos os seres humanos (e inclusive os animais) trazem consigo um impulso agressivo.
A agressividade é umcomportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. Portanto, é algo natural.
Nas sociedades ocidentais, bastante competitivas, a agressividade costuma ser aceita e estimulada quando esta vale como sinônimo de iniciativa, ambição, decisão ou coragem.
A agressividade é um tipo de comportamento normal que se manifesta nos primeiros anos de vida.
Na infância, a agressividade éuma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. É uma espécie de reação que adquire quando está à frente de algum acontecimento que faz com que se sintam frágeis e inseguras.
Na fase adulta, a agressividade se manifesta ainda como reação a fatos que aparentemente induzem o indivíduo à disputa e ainda a sentimentos.
A agressividade é uma qualidade natural, humana ou animal, quetem a função de defesa diante dos perigos enfrentados e dos ataques recebidos.
Agressividade e medo são emoções fundamentais na sustentação de processos decisórios.
A agressividade é uma forma de nos protegermos, de dar limites, em família ou no trabalho.
A ação está na agressividade, e a reação na violência.
Classificação da agressividade humana
1º.Agressão hostil (hostilidade)
Agressão...
tracking img