Psicologia existencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicoterapia Existencial é construída de maneira nova a cada momento e em cada encontro terapêutico.” (Angerami,1993, p.98).
“... através do método fenomenológico onde o conhecimento e a compreensão da existência humana se procede de maneira bastante diversa daquelas propostas pelas bases científicas, dista de modo significativo de Psicologia Científica. O conhecimento é um emergir daexistência e na verdade se trata de um processo pessoal, individual e único. Todos os fenômenos dessa classe estão dirigidos para o próprio ser, para o seu projeto de ser; trata-se de decisão existencial e não de abstrações teóricas” (Angerami,1993, p.69).

1-Introdução

Na construção de uma teoria da psicoterapia existencial, se faz necessária uma teoria da personalidade, e é este o intuito destetrabalho, falar de uma forma geral sobre a teoria da personalidade, e mostrar como pensar uma teoria da personalidade na ótica fenomenológico-existencial.
Em primeiro lugar mostro uma visão geral das teorias de personalidade, depois apresento o pensamento de Sartre sobre a estruturação do ego e em seguida também apresento a teoria da personalidade na visão fenomenológica pensada pela professoraYolanda Forgheri.
A intenção e ajudar a fundamentar teoricamente a prática psicoterapica existencial, sabendo ser uma tarefa muito longa. Como na metáfora de construção de uma casa, apresentada pelo professor Giovanette em aulas ministradas no Centro de Psicoterapia Existencial, fala-se da necessidade de uma fundamentação filosófica e das teorias psicológicas. E em seu alicerce e fundamento está emprimeiro lugar a concepção de homem.

2- Uma introdução às Teorias da Personalidade.

Em psicologia as concepções filosóficas sobre o homem irão influenciar as teorias da personalidade.
Vários pensadores falaram sobre o homem: Platão, Sócrates, Aristóteles, Tomas de Aquino, Maquiavel, Kierkegaard, Nietsche, Heidegger, Sartre; estes últimos inspiraram a psicoterapia existencial.
Na psicologia,segundo os autores Hall-Lindzey pode-se falar do estudo da personalidade a partir de observações clínicas.
Charcot, Janet, Freud, Yung e McDougall são personagens importantes na psicologia, que interessavam pela maneira global de como se comportavam os seus pacientes. Buscavam compreender a sua maneira pela qual os homens concebiam a si mesmo e percebiam as coisas ao seu redor, o que desejavam equais conflitos o atormentavam. As observações clinicas contribuíram para o desenvolvimento das teorias da personalidade e a aplicação prática em psicoterapia.
Pode-se dizer de uma Tradição personalista: Impressionados com a unidade do comportamento, neste ponto de vista , discordam do estudo exclusivamente segmentar de processos isolados e interessam-se sobre tudo pela integração na unidadedinâmica de uma conduta global, por isso o estudo fragmentado não seria de grande valor.
O que constitui essa unidade é a motivação e pela influencia da motivação em cada uma das funções, tais como a percepção, a aprendizagem e os processo cognitivos em geral. Seus representantes estão mais na linha gestáltica.
O impacto da psicologia experimental e em particular da teoria da aprendizagem, tem comosuas as bases de construção teórica a preocupação de como modificar o comportamento humano; e dessa forma isolavam um processo para examinar a ação que o comportamento sofria em decorrência de tal ou qual fator.
Na tradição psicométrica o que interessa é sobre tudo aquilo que indivíduo está apto a fazer, e a sua capacidade de desempenho e adaptação comparados com os demais indivíduos. Apersonalidade teria relação com as habilidades social, as reações positivas em diferentes situações e as impressões causadas em outra pessoa.
Allport divide a personalidade e apresenta as características e funções para poder classificar melhor a personalidade :
Biossocial: reações produzidas nos outros que irão definir a personalidade.
Biofísica: características ou qualidade do próprio individuo....
tracking img