Psicologia evolutiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR – PSICOLOGIA EVOLUTIVA – 2010/1

Período Sensório-motor (0 a 2 anos): segundo La Taille (2003), Piaget usa a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que oestudo sobre a construção do real descreve e explica. De acordo com a tese piagetiana, "a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez forado campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência”. No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-seao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).Progressivamente, a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades e chega ao final do período sensório-motor já se concebendo dentro de um cosmo "com objetos, tempo, espaço,causalidade objetivados e solidários, entre os quais situa a si mesma como um objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem".

As seis subfases do período sensório-motor:Primeiro estágio: Os bebês, em seu primeiro mês de vida estão restritos aos reflexos inatos. Piajet destaca os reflexos de sucção, visão, audição, fonação, preensão. - Reflexo.
Reflexo de Moro- O bebêjoga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta dos três meses.

Segundo estágio: Reaçõescirculares primarias – 1 a 4 meses.Esse evento é chamado primário porque envolve o corpo do bebê.Repete o ato até ser aprendido e torne-se habitual. – Coordenação.
Desde o final do terceiro mês:Agarrar torna- se voluntário; Estabelece coordenação mãos/olhos torna-se consciente de si; Orienta-se na direção do som; Produz som e imita seus próprios sons; Pode sentar-se; Inclina o corpo para os...
tracking img