Psicologia esportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Andre Ponsoni e Henrique Asti Severo


Introdução
a) História da Psicologia do Esporte
Na sua formação, a área da Psicologia do Esporte pertencia primeiramente aos educadores físicos, o que explica a falta de uma base histórica da disciplina. Mesmo assim, muitos destes instrutores tentaram explicar diversos fenômenos associados com o esporte e atividades físicas, criandolaboratórios da psicologia do esporte.
Na Europa, destaca-se, nos primeiros anos de Psicologia do Esporte, a formação da Deutsch Hochschule für Leibesübungen por Werner Schulte em 1920. Eram estudadas habilidades físicas e aptidão no esporte e, em 1921 Schulte publicou Body and Mind in Sport. Na Rússia, os experimentos de Psicologia do Esporte começaram em 1925 em Moscou, e departamentos formais depsicologia esportiva foram formados por volta de 1930, também em Moscou.
Nos E.U.A., os primeiros anos de psicologia esportiva tiveram isolados estudos. Em 1890, E. W. Scripture conduziu diversos experimentos comportamentais, incluindo medir o tempo de reação de corredores e a precisão da batuta de um regente de orquestra. O trabalho de Norman Triplett mostrou que ciclistas eram maispropensos a pedalar mais rápido com um competidor ou com um mantenedor de ritmo. Ainda destacam-se os trabalhos de Watson e Lashley no que tange a motivação, e o dos pesquisadores Albert Johanson e Joseph Holmes com o jogador de baseball Baby Ruth, sobre sua respiração antes de acertar a bola, sua coordenação e rapidez no movimentos dos punhos etc.
Estes estudos realizados na Alemanha, Rússia eE.U.A. mostram que, embora a psicologia esportiva como ciência seja recente, ela tem uma base na história muito antiga, com estudos isolados datando até mesmo do século XX, próximo da data da formação da própria psicologia por Wundt, em 1879.
Considerando a informação rápida entre pesquisadores Europeus, a Psicologia do Esporte floresceu primeiro na Europa, onde em 1965 o 1° Congresso Mundial daPsicologia do Esporte aconteceu em Roma, na Itália. Este encontro, que contou com a presença de 450 profissionais da Europa, Austrália e Américas, deu início ao International Society of Sport Psychology (Conselho Internacional de Psicologia Esportiva). O ISSP se tornou então uma forte organização da Psicologia do Esporte após o Terceiro Congresso Mundial de Psicologia Esportiva, em 1973.
Em1985, vários pesquisadores da psicologia do esporte, coordenados por John Silva, acreditavam que uma organização era necessária para focar em problemas profissionais desta ciência, vindo a formar a Association for Applied Sport Psychology (AASP). Seguindo o seu objetivo de promover a ciência e prática da psicologia do esporte aplicada, AASP rapidamente desenvolveu padrões uniformes de prática, comdestaque para um código de ética para os seus membros nos anos 1990.
No Brasil, merece destaque João Carvalhaes, pioneiro na Psicologia do Esporte no país. Em 1958, ele começou a praticar esta psicologia com a Seleção Brasileira de Futebol que viria a disputar a Copa do Mundo, vindo inclusive a vencê-la. Deste então ela vem sendo uma área emergente de atuação, embora só tenha se firmado maisefetivamente na década de 90.
No time São Paulo Futebol Clube (SPFC), Carvalhaes tinha foco de trabalho a psicotécnica. Ele estudava os estados tensionais como fato que cria condições às distensões musculares. Em outra frente, pesquisava a prática e interpretação de testes de personalidade e inteligência; a organização e orientação de cursos que visem à preparação psicológica dos atletas etc.Embora muito científico, Carvalhaes também olhava o atleta como uma pessoa, tendo preocupações com o lado sócio econômico e emocional dos atletas.

b) Características da área

b.1) Psicologia do Esporte aplicada:

Consiste em instruir atletas, técnicos, times, pais, grupos e outros nos aspectos psicológicos de seu esporte ou atividade. O objetivo é para melhorar o rendimento e...
tracking img