Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Escolar


Em 2007, houve uma conferência no VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, proferida pela Dra. Marilene Proenca Rebello de Souza, atual presidente da ABRAPEE, sobre a Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas.

Atualmente a área da Psicologia Escolar e Educacional é uma das áreas de pesquisas e de atuação profissionalmuito presente na história da ciência do Brasil.

Como a profissão de Psicólogo, foi regulamentada só em 27 de agosto de 1962, pela Lei nr. 4119, diante desta importância a regulamentação permitiu a institucionalização da profissão fortemente em várias áreas de atuação, inclusive na área da educação.

A Psicologia amplia-se para uma dimensão educativa e passa a se fazer presentenos mais diversos campos educacionais. Diante de situações encontradas o Psicólogo Escolar não poderá se fortalecer se não unir-se com bases teóricas para a construção de práticas informadas,qualificadas e críticas.

O Psicólogo deve estar muito atento e sempre presente para responder as finalidades do seu trabalho em desenvolvimento, discutindo, analisando e avaliando os por ques e paraque realizar determinadas intervenções ou ações, para não ser transformados educadores sociais ou técnicos qualificados perdendo assim a especificidade do conhecimento psicológico a serviço da educação.

A instauração de cursos de formação de Psicólogos na época influenciou fortemente no modelo de caráter clínico e de profissional liberal, com conteúdos relativos ao Psicodiagóstico,Psicoterapias e Técnicas de Exames Psicológicos, sendo priorizado o atendimento individual do cliente, nos moldes do modelo médico de consultório. Infelizmente este estilo levou a um atrofiamento de outras áreas de atuação como no caso de Psicólogo Escolar.


Por volta de 1980 deu-se início a discussões em busca de uma prática mais atuante na área da Psicologia Escolar e Educacional, no entantofoi uma das áreas no Brasil que mais foi criticada em função do modelo de atuação psicológica em educação. Tais críticas tiveram repercussões de destaque na área da Psicologia, como por exemplo: importância de pesquisa e levantamentos de fenômenos educacionais, necessidades de encontrar modelos teórico-metodológicos ao sistema escolar, necessidade de autonomia de trabalho do Psicólogo em relação adirigência da instituição escolar, reconstituição da identidade do Psicólogo na área da educação.


Todas estas discussões de acordo com a pioneira deste trabalho Maria Helena Souza Patto (1981), intitulado Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar demonstrou posteriormente discussões amplas que chega-se no ano de 2000 com duas importantes dimensões na área daPsicologia Escolar e Educacional como: necessidade da Psicologia buscar na educação concepções que contribuam para atendimento do que é o homem concreto, como produto das relações sociais, no nível da sociedade mais ampla e a necessidade de se buscar no interior da Psicologia pressupostos teórico-metodológico que permitam a possibilidade do encontro do homem com a educação. O aprofundamento dasdiscussões no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional permitiu que a área produzisse estudos para elaboração constitutiva de uma atuação com formação em Psicologia Escolar, e com esta perspectiva o compromisso político do profissional Psicólogo com luta por uma escola democrática e de qualidade social; adaptação da Psicologia na direção da Psicologia Crítica; construção de uma praxis psicológicafrente à queixa escolar.

Essas novas perspectivas em Psicologia Escolar e Educacional traz avanços que possibilitam a construção de novos objetos de estudo para a área, com várias propostas de modalidade de intervenção e atuação profissional no campo da educação.


Infelizmente verifica-se um fracasso nas escolas e a Psicologia Escolar, designa intervenções, para romper a visão...
tracking img