Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS PSICOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO

OBJETIVO:
O objetivo deste material acrescentar conhecimento sobre as teorias psicológicas e a educação.

LEITURA RECOMENDADA


A grande expectativados professores sobre a psicologia é buscar uma resposta para as diversas situações que são vividas com os alunos em sala de aula, entender o porquê de alguns conflitos que dificultam essa relação quedeve favorecer a aprendizagem, o que acaba por não ocorrer.
Pensando primeiramente na escola behaviorista (Capítulo 1), todo o trabalho está voltado para um ensino tecnicista onde o professordireciona o aluno para a aprendizagem buscando modelar seu comportamento através de estímulos reforçadores ou punições. Traz alguns benefícios quando pensamos em termos de planejamento, objetivos a serematingidos e a programação do processo de aprendizagem, porque segundo os pressupostos dessa teoria deve ser muito claro e organizado.
A relação professor-aluno porém, pode tornar-se fria, distante,o professor numa atitude ativa e o aluno passivo, recebendo os direcionamentos, os conteúdos, sem questionar se é comum uma atitude autoritária do professor.
A Gestalt já enfoca bem mais o aspectoda relação no tocante à percepção, os sentimentos que surgem no processo ensino-aprendizagem. Só o fato de considerar que podemos ter percepções diferentes de uma determinada situação, já muda arelação professor-aluno, do autoritarismo que o behaviorismo pressupõe para uma relação de maior igualdade, proximidade, descoberta de possibilidades, soluções, conhecimentos juntos, professor e aluno ladoa lado.
Auxiliar o aluno a buscar a boa forma, o significado, a compreensão de um conceito, conteúdo, requer do professor uma postura diferenciada de instigar o aluno a questionar, se perceber,descobrir como aprender melhor, como desenvolver um raciocínio para resolver problemas. E uma postura importante do professor, segundo essa teoria, é trabalhar o conteúdo de forma integrada e nunca...
tracking img