Psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Trabalho Clinico na escola

Grande parte dos psicologos que trabalham em escolas atuam nas escolas como atuam nas clínicas, realizando psicodiagnósticos, entrevistas, aplicação de testes,aplicação de técnicas e métodos de tratamentos terapeuticos ou encaminhamentos a outros profissionais.
O Psicologos que tem esta forma de atuação se preocupam na maioria das vezes com a solução deum problema já instalado, carater remediativo, cujo o foco esta centrado diretamente no indivíduo, ou seja no aluno problema.
O Psicologo, nestes casos, se preocupa com os determinantes internosdo comportamento do aluno, ou seja suas necessidades e angustias deixando de lado os faores externos como as condições ambientais que o aluno está inserido.

O Trabalho do Educador na EscolaNeste caso o Psicologo educador participa do processo como um todo, utilizando do conhecimento da Psicologia para compreender e interferir no processo educacional.
O Psicologo Educador trabalhaem equipe com o objetivo de unir seu connhecimento com o conhecimento de outro profissionais visando uma melhor forma de aprendizagem.
Diferente do trabalho clinico, se o psicologo educadorperceber a necessidade de atendimento clínico de algum aluno, ele o encaminha a um psicologo clinico especializado.
As principais atividades do psicologo que trabalha como educador são planejamentocurricular realizado com a equipe de educadores, treinamento de professores orientando-os no que se relaciona ao desenvolvimento psicologico, contato com a família, orientação de alunos através decursos e palestras e organização do espaço educacional.
Enquanto o Trabalho clínico tem carater remediativo, o psicologo educador tem um carater preventivo, onde não se espera o problema ocorrerpara trata-lo.
O interesse principal do Psicologo Educador esta aplicado na coletividade dos alunos e nao no aluno individualmente, focando sempre nos determinantes externos de toda a coletividade.
tracking img