Psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Psicologia Educacional
Docente: Patricia Rossi Carraro
Módulo: 6.2
Data de Postagem: 09/2012 ATIVIDADE AVALIATIVA 2 DATA DE ENTREGA: 06/11/2012
NOME:
CÓDIGO: POLO:
ORIENTAÇÃO: As questões deste texto deverão ser respondidas individualmente e entregues ao tutor local. Não esqueçam da capa e de digitar.
Boa sorte! Um grande abração.
Professora Patrícia.
A FORMAÇÃO DEPROFESSORES E A PROFISSÃO DOCENTE - ANTÔNIO NÓVOA
Desenvolvimento pessoal: produzir a vida do professor
A formação deve estimular uma perspectiva critico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios,com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional.
O professor é a pessoa. E uma parte importante da pessoa é o professor. Urge por isso (re)encontrar espaços de interação entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida.
A formação não seconstrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência.
O processo de formação está dependente de percursos educativos, mas não se deixa controlar pela pedagogia. Oprocesso de formação alimenta-se de modelos educativos, mas asfixia quando se torna demasiado «educado». A formação vai e vem, avança e recua, construindo-se num processo de relação ao saber e ao conhecimento que se encontra no cerne da identidade pessoal .
Não se trata de mobilizar a experiência apenas numa dimensão pedagógica, mas também num quadro conceitual de produção de saberes. Por isso, éimportante a criação de redes de (auto)formação participada, que pemitam compreender a globalidade, do sujeito, assumindo a formação como um processo interativo e dinâmico. A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando.
O diálogo entre os professores éfundamental para consolidar saberes emergentes da prática profissional. Mas a criação de redes coletivas de trabalho constitui, também, um fator decisivo de socialização profissional e de afirmação de valores próprios da profissão docente. O desenvolvimento de uma nova cultura profissional dos professores passa pela produção de saberes e de valores que
dêem corpo a um exercício autônomo da profissãodocente.
A organização das escolas parece desencorajar um conhecimento profissional partilhado dos professores, dificultando o investimento das experiências significativas nos percursos de formação e a sua formulação teórica. E, no entanto, este é o único processo que pode conduzir a uma transformação de perspectiva a uma produção pelos próprios professores de saberes reflexivos e pertinentes. Aformação está indissociavelmente ligada à «produção de sentidos» sobre as vivências e sobre as experiências de vida.
O triplo movimento sugerido por Schon (1990) - conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação - ganha uma pertinência acrescida no quadro do desenvolvimento pessoal dos professores e remete para a consolidação no terreno profissional deespaços de (auto)formação participada. Os momentos de balanço retrospectivo sobre os percursos pessoais e profissionais são momentos em que cada um produz a «sua» vida, o que no caso dos professores é também produzir a «sua» profissão.
Desenvolvimento profissional: produzir a profissão docente
Práticas de formação contínua organizadas em torno dos professores individuais podem ser úteis para a...
tracking img