Psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO DE TEXTO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Espinosa
2010

PRODUÇÃO TEXTUAL: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

.

ESPINOSA
2010
INTRODUÇÃO:

Esta produção de texto tem como objetivo identificar até que ponto a história, os valores e crenças de uma empresa são considerados em um processo de seleção de candidatos realizado por consultorias que,geralmente, não estão em contato diário com suas empresas contratantes.
O objetivo de se destacar estes três tipos de conceitos é o de uni-los em um único considerado mais adequado, e também o atualmente mais utilizado e que melhor define cultura de acordo com os objetivos propostos na realização desta produção de texto.
Analisar as diferença entre valores pessoais e organizacionais podetrazer conseqüências bastante significativas para ambos os lados.
Verificar que o estudo de comportamento organizacional abastece os profissionais que atuam nas organizações com soluções e idéias para enfrentar as diversidades do trabalho.
Questionar que psicologia é uma ciência com varias linhas de estudos, sendo a psicologia organizacional uma delas.

DESENVOLVIMENTO:

Toda organizaçãotem uma história, um princípio com objetivos básicos, sejam eles quais forem e, se ao longo do tempo forem reforçados por seus dirigentes e solidificados, poderão fazer parte da cultura organizacional como psicologia, mesmo aqueles que originados em outros países e que também trazem consigo diferenças culturais e administrativas com ressonâncias no ambiente e no clima organizacional.[...] as pessoas só querem uma oportunidade para mostrar o que são capazes de fazer; tenha sempre cuidado com um executivo que perde as estribeiras ou tenha sempre na mira o homem que nunca perde a calma; um bom vendedor vende a própria imagem antes de vender o seu produto ou um bom produto vende-se por si só; o líder nasce líder ou qualquer pode ser treinada para ser um lídereficaz [...] (BERGAMINI, 2008, p.14).

Segundo Ferreira e Assmar (2002, p. 8): Os estudos empíricos desenvolvidos no âmbito da cultura organizacional têm se dedicado não apenas a caracterizações e interpretações dos elementos culturais implicados em contextos organizacionais específicos, mas também à procura de relações entre manifestações culturais e outros aspectos da vida empresarial, numaperspectiva intra e interorganizacional.

Ao atuar em equipes de trabalho, essas pessoas precisam adotar um padrão comportamental como mencionam Machado e Carvalho (2008, p.3) “O indivíduo deve ter um padrão comportamental propício para o local de trabalho, e a organização, como um grupo social, tem uma maneira própria de atuar na sociedade”. E denominam de cultura organizacional essa formade atuação coletiva nas organizações.

A motivação é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações, contudo não é diretamente observável. Pode existir tanto dentro das organizacionais, quanto fora delas.

Fleury (1996) esclarece que depende do entendimento que se tem sobre cultura organizacional esobre administração, mas afirma que “sim”, que é possível gerenciar a cultura, ressaltando que “qualquer estratégia prática para modificar a cultura organizacional terá de envolver pensamento e ação tanto ao nível das crenças básicas como de suas manifestações culturais”.
Existem diversas formas de ver a liderança, cada um tem um enfoque teórico e metodológico próprias. Em geral, os autoresutilizam os conceitos de liderança de maneira similar ao conceito de gerenciamento. Quando se estuda a liderança e o foco principal é a figura do líder, o estudo é realizado com base nas características pessoais, buscando uma que diferencie aqueles que são “não lideres” (MOSCOVICI, 2002ª, p. 126).
“O conflito pode ser pessoal, interpessoal ou entre grupos rivais e...
tracking img