Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA DO ESPORTE: HISTÓRICO E ÁREAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA
A psicologia do Esporte vem se somar á Antropologia, Filosofia e Sociologia do esporte compondo as chamadas Ciências do Esporte.
Implicada em seus primórdios com aspectos mais biológicos, hoje, a psicologia do Esporte vem estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança,dinâmica de grupo, bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se completa.
Que a psicologia enquanto ciência e profissão tenham ampliado profissionais ao longo seus horizontes, dividindo espaço em territórios exclusivos de outros profissionais ao longo dessas ultimas décadas. Isso pode ser visto como reflexos de um movimento que busca facilitaro diálogo entre áreas que se aproximam, mas que mantêm cada qual a sua especificidade.
No caso do esporte essa dinâmica se repete, uma vez que a psicologia do esporte vem compor um aspecto denominado Ciência do Esporte, composta por disciplinas como antropologia, filosofia e sociologia do esporte, no que se refere à área sociocultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica doesporte, demonstrando uma tendência.
Temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física têm requerido estudo e atuação de profissionais da área, dada ênfase especial à preparação emocional, tida como o diferencial.
Apesar dadefinição que apresentamos de campo e papéis, nem sempre foi clara a abrangência da psicologia do esporte. Samulski (1992), afirma que no final do século XIX já era possível encontrar estudos e pesquisas relativas à questão psicofisiológicas no esporte, porém, conforme De Rose Jr. (1992) ainda que houvesse estudos no campo do comportamento humano relacionado à atividade física e ao esporte esse doisaspectos foram estudados durante muito tempo sob o título de psicologia do esporte.
Foi na década de 20, de acordo com Machado (1997), que encontramos as publicações de Schulte (Corpo e alma no despostos: uma introdução à psicologia do treinamento) e de Griffith (Psicologia do treinamento e psicológico do atletismo) vindo, este segundo, a fundar o primeiro laboratório de pesquisa aplicado ao esportenos Estados Unidos.
Foi também durante esse período que se organizou a primeira instituição com o objetivo de congregar pessoas interessados na psicologia do esporte. Surgiu, então, a Internacional Society of Sport Psychology (ISSP), presidida pelo italiano Ferruccio Antonelli, que além de ter como principal publicação o internacional Journal of Sport Psychology, passou a realizar reuniões bienaiscom o objetivo de divulgar trabalhos a área, além de promover o intercâmbio entre os investigadores.
Mais do que demarca posições, essas distensões vieram a refletir, em certa medida, o que vem se passando na Psicologia do Esporte nas últimas décadas Martens (1987) afirmou que seria possível ver profissionais em dois campos distintos de atuação: no primeiro deles estaria a Psicologia do Esporteacadêmica, cujo interesse profissional acadêmica, cujo interesse profissional recairia sobre a pesquisa e conhecimento da disciplina Psicologia do Esporte.
Além das questões acadêmicas envolvidas nesse debate ( ou seria embate?) estas divisões refletem a preparação e as possibilidades de atuação dos profissionais junto a esse campo de atuação, que se, por um lado representa um certocorporativismo, por outro indica a abertura de uma área.
Observamos, assim, o surgimento e desenvolvimento de um campo denominado Psicologia do Esporte, muito próximo da atividade física e do lazer, sendo inclusive componente curricular dos cursos de Educação Física, porém mantem mantendo um distanciamento da psicologia enquanto ciência mãe. Apesar disso, temos assistido nesta última década a uma...
tracking img