Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO ESPORTE
O esporte contemporâneo é considerado um dos maiores fenômenos sociais do século XX (J. Barbero, 1993; J. Brohm, 1993; N. Elias & E. Dunning, 1992) e tem agregado em torno de si um número cada vez maior de áreas de pesquisa, constituindo as chamadas Ciências do Esporte, compostas por disciplinas como antropologia, filosofia, psicologia e sociologia do esporte, no que serefere à área sociocultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte (V. Bracht, 1995), demonstrando uma tendência – e uma necessidade à interdisciplinaridade. Essa tendência, contudo, não representa uma prática interdisciplinar, ainda, uma vez que as diversas sub áreas convivem enquanto soma, mas não em relação, fazendo com que as Ciências do Esporte vivam hoje umestágio denominado ‘pluridisciplinar’.
A Psicologia do Esporte, enquanto uma dessas subáreas, iniciou suas pesquisas há aproximadamente um século, estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia, os chamados condicionantes reflexos. Ao longo dos anos outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos deatletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades de pesquisadores e profissionais. Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançado por atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões.
Interpretada comoum produto da década de 1980, a Psicologia do Esporte tem sua história escrita a partir do início do século XX na Rússia e Estados Unidos (R. Weinberg & D. Gould, 1995; Wiggins, 1984; J. Willians & W. Straub,1991) e, mais precisamente, a partir da Copa do Mundo de Futebol de 1958, no Brasil (K. Rubio, 2000.a). A produção acadêmica da área é uma associação de conhecimentos da psicologiaclínica e social, sob a influência das variadas correntes teóricas e paradigmas da Psicologia, aplicada à observação, análise e intervenção dos comportamentos e atitudes dos seres humanos no contexto da prática do esporte e da atividade física (J. Cruz, 1997; J. Riera & J. Cruz, 1991; Rubio, 1998).
O futebol e o início da Psicologia do Esporte no Brasil
A Psicologia do Esporte, que apesar de terseu início vinculado a trabalhos realizados há mais de um século, no Brasil ainda é vista como uma novidade tanto por psicólogos, que reconheceram na como uma especialidade da Psicologia em dezembro de 2000, como por profissionais do esporte sejam eles atletas, técnicos e dirigentes, que não têm clareza de que maneira essa intervenção pode ajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou superarsituações adversas.
O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dado pela atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos, e esteve presente na comissão técnica da seleção brasileira que foi à Copa do Mundo de Futebol de1958 e conquistou o primeiro título mundial para o país na Suécia (A. Machado, 1997; Rubio, 1999).
Embora a conquista do título e o período de permanência no clube sejam dignos de registro até os dias atuais, esse fato não representou um grande impulso para a área no período em que ocorreu. Isso talvez se deva às condições vividas tanto pela Psicologia quanto pelo Esporte naquele momento.
APsicologia, da maneira como ela se encontra organizada hoje, foi reconhecida como profissão apenas em 1962. Isso representou um grande movimento em duas frentes: na profissional e na acadêmica.
Na profissional porque foi um período de concessão do registro de atuação profissional àqueles que já vinham exercendo ao longo de vários anos atividades que a partir daquele momento eram caracterizadas...
tracking img