Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia do Esporte


Quando começou a ser praticada? E por quem?
João Carvalhaes foi um dos pioneiros na introdução dessa prática no Brasil, em 1958. Começou a praticar esse tipo de Psicologiacom a equipe que disputaria o Campeonato Mundial de Futebol. Foi nesse ano que o Brasil recebeu o primeiro título mundial.
A partir de então a Psicologia do Esporte é uma área emergente de atuação,embora tenha se firmado após os anos 90.

Quais objetivos?

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com fatores psíquicos que interferem nas atuações do esportista emexercícios físicos e no esporte. Precisa-se estar atento a fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que influenciam no desempenho esportivo.



Quais funções podem ser exercidas?
- Investigadora:lida com os processos psicológicos básicos aplicados a atividade física;

- Educativa: lida com a questão dos princípios e das técnicas psicológicas, ou seja, cursos e seminários para atletas,técnicos e árbitros...;
- Clínica: lida diretamente com os problemas psicológicos (patologias) que interferem na prática esportiva.
O Psicólogo do esporte pode trabalhar através de diferentes elementos:pesquisa, ensino e intervenção.
A pesquisa é realizada com a intenção de desenvolver uma teoria da ação esportiva, de estudar procedimentos diagnósticos e de investigar medidas adequadas de intervençãopsicológica.
O ensino tem como objetivos básicos a questão da comunicação, que acaba sendo a melhor forma de entender o relacionamento técnico/atleta.
A intervenção é permitida apenas paraindivíduos com formação específica em Psicologia. Funciona como acompanhamento psicológico tendo foco em uma meta específica que auxilia na regulação psíquica do atleta, o que ajuda no desenvolvimento daautoconfiança.
Quais são as áreas de atuação?
• Esporte escolar: análise e compreensão dos processos de ensino, formação e educação da criança. O Psicólogo funciona como um mediador na relação e...
tracking img