Psicologia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Psicologia do Esporte é no Brasil uma ciência nova, com um vasto campo de atuação ainda bastante inexplorado. O psicólogo esportivo deve ter uma visão completa do atleta, a psicologia esportiva pretende desenvolver e discutir com os atletas todas as outras áreas de sua vida: valores pessoais, motivações e percepções. Um atleta completo não é perfeito fisicamente, ele ter que ser oconjunto de manter o equilíbrio da mente e do corpo. Além disso, o esporte abre as portas para inseguranças, medos, ansiedades, estresses, agressividade, entre outros. O trabalho aborda a Psicologia no esporte onde especificamos da melhor forma a atuação do Psicólogo nessa área.

3

Psicologia do Esporte

É cada vez maior o número de psicólogos que têm escolhido o esporte como campoprofissional, incentivados pela regulamentação dessa especialidade profissional pelo Conselho Federal de Psicologia em 2000 e pela crescente organização de cursos em nível de pós-graduação, visto que a maioria dos cursos de graduação em Psicologia, em geral, não conta, em seus currículos, com a disciplina Psicologia do Esporte. Segundo Rubio, (2000), a Psicologia do Esporte é um campo que pode serclivado em dois ramos distintos de atuação: num deles está a Psicologia do Esporte acadêmica, que tem seu interesse primordial voltado para a ciência e o ensino, no outro se encontra a Psicologia do Esporte aplicada ou prática. O esporte, enquanto um fenômeno complexo, e que permite à diversas áreas uma tentativa de compreensão, é o foco privilegiado da pesquisa enquanto possibilidade de atuaçãoacadêmica. O recorte feito do seu objeto, evidentemente, é a interação dos aspectos psicológicos com a prática esportiva. Aplicada tem como uma de suas funções principais o processo de avaliação psicológica, que é conhecido como psicodiagnóstico esportivo e está relacionado diretamente com o levantamento de aspectos particulares do atleta ou da relação com a modalidade escolhida. As investigações decaráter diagnóstico têm como objetivo determinar o nível de desenvolvimento de funções e capacidades no atleta com a finalidade de prognosticar os resultados esportivos. Com o resultado do diagnóstico pode-se chegar a conclusões referentes a algumas particularidades pessoais ou grupais que oferecem subsídios para se fazer uma seleção de novos atletas para uma equipe, para mudar o processo detreinamento, individualizar a preparação técnico-tática, escolher a estratégia e a tática de conduta em uma competição e otimizar os estados psíquicos. No caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervençãopsicológica. No entanto, a forma e o tempo que esse trabalho levará para ser desenvolvido irão variar conforme o referencial teórico do psicólogo que o aplica. As práticas podem envolver visualização, relaxamento, modelagem de comportamento, análise verbal, inversão de papéis, técnicas expressivas ou corporais.
4

No caso das modalidades coletivas o foco da intervenção recai sobre as relaçõesgrupais, a formação de vínculo e organização de liderança, e aqui também a diversidade de procedimentos é grande. São amplamente utilizados os jogos dramáticos advindos do psicodrama, o desenvolvimento de autoconhecimento por meio das técnicas de sensopercepção, bem como procedimentos verbais originários da psicanálise de grupos. No entanto, a atuação do psicólogo no esporte não ser resume à atuaçãojunto à prática de esportes de alto rendimento, há a possibilidade de atuação na prática de atividades físicas de tempo livre, na iniciação esportiva não competitiva, na reabilitação de atletas, ex-enfermos ou portadores de necessidades especiais e até mesmo em projetos sociais ligados ao esporte. Nota-se, atualmente o desenvolvimento da chamada Psicologia do Esporte de Reabilitação, ou seja, os...
tracking img