PSICOLOGIA DO ESPORTE AREAS DE ATUAÇÃO: ESCOLAR, RECREATIVA, RENDIMENTO E REABILITAÇÃO

2443 palavras 10 páginas
1. Introdução De acordo com Rubio (2000), a Psicologia do Esporte é um campo que pode ser clivado em dois ramos distintos de atuação: num deles está a Psicologia do Esporte acadêmica, que tem seu interesse primordial voltado para a ciência e o ensino, no outro se encontra a Psicologia do Esporte aplicada ou prática. A Psicologia do Esporte, como área de produção acadêmica e de atuação profissional, tem ainda um longo caminho a percorrer, se considerarmos o que já foi feito e o muito que ainda temos a construir, dada a amplidão e complexidade do mundo esportivo. Certamente, nessas últimas décadas acumulou-se muita informação sobre indivíduos e grupos que praticam esporte ou atividade física sem que isso implique em conclusões ou respostas irrefutáveis. Sei que no âmbito da psicologia no Brasil essa discussão é ainda mais nova, tanto do ponto de vista do interesse como da produção, o que aumenta a necessidade de ampliarmos a discussão e formarmos pessoas para uma atuação competente, como já temos em outras áreas da psicologia.

2. Desenvolvimento
2.1. As Várias Áreas de Atuação
Como visto anteriormente, a psicologia do esporte, ainda que se utilize desta denominação não é um terreno exclusivo de psicólogos, isso porque a formação dos profissionais não é formalmente determinada. Brandão (1995) observa que por ser disciplina regularmente oferecida somente na graduação dos alunos de Educação Física isto significa que o delineamento do que faz um profissional da Psicologia do Esporte e que formação ele necessita, ainda, não estão claros. Prova disto, é que encontramos engenheiros, médicos, professores de Educação Física e profissionais de outra formação universitária, trabalhando e até mesmo ‘treinando mentalmente’ atletas.
Mais do que uma defesa corporativista essa afirmação vem refletir a dificuldade de construção e definição do papel profissional daqueles que se vêem atuando num campo marcado pelo empirismo. Não é de se estranhar o grande

Relacionados

  • RELAÇÃO DE SIGLAS, ASSOCIAÇÕES, AGREMIAÇÕES E OUTROS
    31050 palavras | 125 páginas
  • hmhhh
    51673 palavras | 207 páginas